Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2010 - 09:49

Receitas românticas para saborear a dois

Inspirado em São Valentim, o Dia dos Namorados é uma homenagem romântica a um jovem padre que desobedeceu as ordens do imperador Claudio II, em 270 D.C. – monarca que proibiu casamentos durante as guerras por acreditar que os solteiros combatiam melhor. Para o jovem padre, o casamento era vontade de Deus e deveria continuar a ser celebrado em nome do amor. Padre Valentim ganhou notoriedade entre os jovens e, descoberto, foi preso e condenado à morte, santificado depois pelo papa Galasius, em 496. Durante o tempo em que permaneceu na prisão, recebeu flores e bilhetes de inúmeros jovens; missivas reafirmando a crença no amor.

No Brasil, a data é comemorada em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio – santo português com fama de casamenteiro, provavelmente pelas pregações que fazia sobre a importância da união familiar. Nessa data, os bilhetes e presentes trocados mantêm vivas a tradição e a crença no amor.

Criar o clima ideal para a comemoração é tão ou mais importante do que encontrar o presente certo. Mas, como tornar o ambiente perfeito e propício ao romance sem gastar demais? Uma sugestão da ONG Banco de Alimentos – para homens e mulheres – é preparar um jantar especial, utilizando o conceito de aproveitamento integral dos alimentos; um ato romântico e socialmente responsável. Para que o jantar seja inesquecível e recheado de sensualidade, não esqueça o visual do pratos, os sabores e os aromas. Lembre-se de incrementar as receitas com ingredientes e especiarias afrodisíacos como amendoins, pimentas dedo-de-moça, manjericão… Ou seja, ingredientes capazes de “apimentar” a noite! A sobremesa deve ser doce como um beijo – um toque suave para finalizar a noite da maneira mais saborosa possível.

Confira o menu que a ONG Banco de Alimentos sugere para essa data tão especial. Não se esqueça de um bom vinho para acompanhar o prato principal. Uma dica para não errar na escolha é optar por vinhos brancos para peixe – exceto atum fresco – e tinto para carnes. Se preferir, invista nos espumantes: bebidas que se encaixam perfeitamente no romantismo de um jantar a dois.

Entrada: Espetinho Thai com casca de manga e molho de amendoim picante | Ingredientes: Para o espetinho: uma xícara de chá de casca de manga; meio quilo de lombo de porco; sal e azeite a gosto.Para a pasta de amendoim: meia xícara de amendoim torrado e uma colher de sopa de óleo.Para o molho picante de amendoim: uma cebola; duas colheres de sopa da vinagre de arroz; uma unidade de pimenta dedo de moça; uma xícara de chá de leite de coco; e pasta de amendoim a gosto.

Modo de preparo:Marinar a carne de porco com azeite e sal e reservar. Cortar a carne e a casca da manga em cubos médios; selar a carne em um pouco de azeite. Grelhar a casca de manga picada em cubos com sal a gosto. Para preparar a pasta de amendoim, bater o amendoim e o óleo até formar uma manteiga. Picar a cebola em cubinhos e cortar finamente a pimenta, tirando a semente. Colocar em uma panela pequena a cebola, manteiga de amendoim, pimenta malagueta, leite de coco, açúcar e a marinada da carne de porco. Deixar levantar fervura e cozinhar em fogo brando por cerca de cinco minutos, mexendo. Se o molho ficar muito grosso, acrescentar duas colheres de sopa de vinagre. Uma dica é utilizar espetinhos de madeira ou bambu.O rendimento é de 20 porções (canapés).

Prato principal: Risoto de camarão com casca de limão siciliano. | Ingredientes: 60 gramas de arroz arbóreo; 50 gramas de camarão cinza limpo; 15 ml de azeite; um dente de alho; casca de limão siciliano em raspas a gosto; 200 ml de vinho branco; 250 ml de caldo de peixe; sal e pimenta do reino a gosto; meio tomate com pele e sementes; salsa, manjericão e queijo parmesão a gosto; e 10 gramas de manteiga.

Modo de Preparo: Temperar o camarão com sal, azeite e alho; deixar marinar. Puxar o arroz arbóreo no vinho branco (200 ml) com sal e adicionar aos poucos o fundo de peixe – sem parar de mexer. Quando o arroz adquirir textura al dente, adicionar o camarão, descartando a marinada. Temperar com pimenta do reino, tomate em cubos pequenos, salsa picada com talos, folhas de manjericão e raspas de limão. Adicionar o queijo parmesão ralado e misturar com manteiga. O rendimento é uma porção.

Sobremesa: Beijinho de bagaço de beterraba. | Ingredientes: três colheres de sopa de bagaço de beterraba; duas xícaras de chá de coco ralado; uma lata e meia de leite condensado; uma colher de sopa e meia de de margarina sem sal; e açúcar cristal a gosto.

Modo de preparo: Liquidificar a beterraba com água e coar para obter o bagaço; misturar todos os ingredientes em uma panela, exceto o açúcar cristal. Mexer em fogo médio até atingir o ponto de brigadeiro (para enrolar na mão); untar as mãos com manteiga e enrolar o doce em bolinhas pequenas, passando no açúcar cristal. Um dica especial é substituir as tradicionais forminhas por colheradas! O rendimento é de 30 porções.

Como toque final, para completar a sensualidade da ocasião, não se esqueça de escolher uma boa música e acender velas! Que o Dia dos Namorados seja uma verdadeira delícia!

. Por : Aline Rissatto Teixeira, nutricionista e gastróloga da ONG Banco de Alimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira