Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2010 - 08:38

Especialização Médica e Multidisciplinar em alta


Medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, serviço social, fisioterapia, odontologia e demais profissões estão em busca de especialização para fortalecer a luta contra o câncer.

Especializações são essenciais em todos os setores. Na área de saúde ela é mais que isso, torna-se essencial. Médicos, por exemplo, demandam mais tempo dedicando-se a especialidades do que na própria faculdade. Isso porque lidar com saúde e bem estar é uma profissão que requer muitas aptidões, além das acadêmicas.

Mas não só de médicos vive a oncologia. São muitos outros profissionais que auxiliam no tratamento de doenças, preparo emocional, bem estar físico e social de um paciente. Para estes profissionais, a especialização é tão importante quanto para um médico, afinal, entender o processo clínico de um paciente é primordial para realizar seu trabalho, seja ele complementar ao tratamento ou de acompanhamento.

Na área oncológica, por exemplo, médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e tantos outros profissionais são peças chaves para o tratamento. Isso porque o câncer, além de uma doença bastante invasiva, rápida e abrangente, traz muito medo e incertezas aos pacientes. É essencial o acompanhamento de todas as frentes possíveis, para lidar com o inimigo o mais rápido e trazer segurança à pessoa em tratamento.

Para os profissionais, a área oncológica é bastante desafiadora. Segundo o superintendente do Hospital Erasto Gaertner Dr. Flavio Tomasich, “A área oncológica exige procedimentos tecnológicos, atualizações constantes e, claro, um trabalho em equipe muito afinado, já que envolve diversos setores em um só”. O superintendente ressalta também a principal qualidade exigida “Persistência é fundamental. O câncer é uma doença complexa e por muitas vezes pode parecer irreversível. Mas é preciso manter sempre a coerência, não desanimar, correr atrás de soluções e manter um fio de esperança. É isso que todos esperam do profissional.”

Tomasich ressalta que, mesmo com todos esses desafios, a procura por esta área é grande. O Hospital Erasto Gaertner realiza cursos de especialização em oncologia há mais de 30 anos. A procura sempre foi muito boa. A concorrência fica em torno de 8 a 10 candidatos por vaga. A comprovação de que é viável a especialização é a colocação imediata no mercado “Muitas instituições e clínicas procuram o Hospital Erasto Gaertner em busca de profissionais. Geralmente, no último ano de especialização, todos os alunos já estão com propostas de trabalho na área desejada”, diz o superintendente. O Hospital Erasto Gaertner é centro de excelência em ensino médico e multidisciplinar. Em fevereiro de 2010 conquistou o credenciamento do MEC para a realização destes cursos na área multidisciplinar.

Além de melhor capacitação dos profissionais que atuam diretamente no propósito do Hospital Erasto Gaertner – combater o câncer em todas as suas frentes – o credenciamento e incentivo à prática letiva na instituição vem suprir uma necessidade, já que, por exemplo, para atuar em enfermagem oncológica, é preciso comprovar a especialização na área. “A defasagem de profissionais médicos nesta especialidade existe. Porém, ela é muito mais acentuada em outras áreas”, reforça o superintendente da instituição. Isso explica a colocação imediata de quem procura este tipo de aperfeiçoamento. Outro fator importante para esta demanda crescente é o aumento do número de atendimentos em busca de tratamento.

Credenciamento MEC - As especializações oferecidas pelo Hospital Erasto Gaertner possuem a duração de 2 anos. Fazem parte dos cursos multidisplinares profissionais de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. (Resolução CNS nº 287/1998). A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS – é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação (Portaria Interministerial nº 45 de 01/2007). O credenciamento do Hospital Erasto Gaertner para especialização oncológica multidisciplinar foi publicado no Diário Oficial de 25 de fevereiro de 2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira