Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2010 - 08:44

Sustentabilidade da Accor ganha prêmio internacional

A Accor recebeu um Prêmio Tourism for Tomorrow 2010 do World Travel & Tourism Council (WTTC). Os prêmios reconhecem as melhores práticas em turismo sustentável em todo o mundo.

A Accor recebeu o Prêmio Tourism for Tomorrow na categoria Negócios de Turismo Globais no 10º Encontro de Viagem e Turismo Global, realizado em Beijing, na China. O reconhecimento se deve às conquistas da Accor na demonstração de operações e gerência eficazes e sensíveis ao meio ambiente, educando hóspedes e funcionários sobre práticas sustentáveis de turismo, apoiando a preservação de heranças culturais e naturais e colaborando com a promoção das melhores práticas em turismo sustentável.

"Há anos, os Prêmios Tourism for Tomorrow do WTTC reconhecem conquistas em turismo responsável, sustentável e divulgam as melhores práticas com as quais o setor pode aprender", diz Jean-Claude Baumgarten, presidente e CEO do World Travel & Tourism Committee. "Julgados independentemente entre centenas de inscrições, quatro prêmios são concedidos todos os anos no Encontro de Viagem e Turismo Global do WTTC a organizações líderes em ajudar a garantir um futuro sustentável para viagem e turismo em todo o mundo."

Um processo de seleção exigente - Depois de uma rodada de julgamento preliminar, 15 hotéis Accor de marcas diferentes nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Marrocos e Holanda foram avaliados por três especialistas do setor de turismo. O júri avaliou a profundidade do compromisso da Accor em termos de iniciativas de sustentabilidade social e ambiental, testou o nível de conscientização dos funcionários e verificou se os planos de ação são amplamente compartilhados em todo o Grupo e adaptados a situações locais.

"Muitas empresas globais se concentram mais em suas ambições ambientais quando se trata de sustentabilidade, mas a Accor ultrapassou isso com diversas iniciativas de sustentabilidade ambiental e social", conta Costas Christ, que presidiu o júri dos Prêmios Tourism for Tomorrow. "Seu programa Earth Guest tem um papel verdadeiramente global na minimização do impacto ambiental das operações da Accor. Ele também ajuda a compartilhar as melhores práticas ambientais através de rastreamento eficaz, com dados que podem ser acessados por qualquer hotel a qualquer momento. Os juízes também ficaram muito impressionados com o forte alcance social da Accor, incluindo sua disposição em abordar problemas de saúde globais fundamentais como prevenção de HIV/AIDS e liderar a luta contra exploração sexual de crianças em alguns destinos turísticos."

Programa Earth Guest: um compromisso diário de todas as equipes Accor no mundo inteiro - A Accor está presente em várias comunidades nas quais o padrão de vida varia consideravelmente. O Grupo acredita que o crescimento e o desenvolvimento sempre devem representar uma oportunidade, nunca um perigo, para as pessoas e o meio ambiente. Com base nessa observação, em 2006, a Accor formulou cerca de 30 objetivos a serem atingidos até o final de 2010.

"A estratégia de desenvolvimento da Accor é embasada em um respeito profundo pelas pessoas e pelo meio ambiente", afirma Gilles Pélisson, Chairman e CEO da Accor. "Este respeito se expressa através do programa Earth Guest, lançado em 2006 para unir nossos projetos sociais e ambientais em torno de oito prioridades. Sejam ações individuais ou grandes projetos coletivos, todas as iniciativas têm a mesma finalidade - ajudar a tornar o desenvolvimento da Accor um círculo virtuoso que respeita funcionários, clientes, comunidades e os recursos naturais do planeta. O prêmio Tourism for Tomorrow 2010 reconhece o profundo compromisso de nossa equipe com o desenvolvimento sustentável em todo o mundo."

Alguns resultados recentes do programa Earth Guest: . Os hotéis Accor servem produtos de comércio justo em 17 países | . Desde 2002, a Accor está envolvida em diversas iniciativas para eliminar a exploração sexual infantil. A Accor assinou o "Código de Proteção a Crianças", criado pela UNWTO (Órgão das Nações Unidas voltado ao Turismo, na sigla em inglês) e pela ONG ECPAT em 34 países, que são políticas ativas líderes contra este crime. Em 2009, 13.000 funcionários foram treinados nesses países para evitar este risco e as campanhas da ECPAT foram exibidas nos hotéis para conscientizar nossos hóspedes;

. Em 2007, a Accor lançou a ACT-HIV, uma abordagem global, mas adaptável localmente, para ajudar os gerentes de hotéis a conduzir programas de prevenção contra HIV/AIDS para suas equipes. Em 2009, treinamentos sobre prevenções de doenças foram ministrados para 15.000 funcionários, especialmente na África e no Sudeste Asiático, regiões com maior incidência. Na Tailândia, 80% dos funcionários já passaram por treinamento.

. A Accor participa da Coalizão de Empresas Globais para a luta contra HIV/AIDS, malária e tuberculose desde 2006. O Grupo também é um dos principais apoiadores do lançamento recente da campanha MassiveGood, uma campanha que visa levantar fundos contra essas doenças. O Grupo também lançou uma parceria com o Institut Pasteur para informações de saúde e prevenção voltadas aos viajantes.

. Desde 2004, um total de 286 hotéis ibis foram certificados com o ISO 14001 e, em 2007, o Novotel entrou no programa de certificação Green, com 50 hotéis credenciados no final de 2009.

. Entre 2006 e 2009, o consumo de energia da Accor caiu 7,8% por quarto disponível e o de água, 4% por quarto ocupado. Além disso, desde 1998 a Accor está fortemente comprometida com a promoção de energias renováveis. Até hoje, 99 hotéis já foram equipados com painéis solares para produzir água quente. A Accor também está trabalhando para melhorar o gerenciamento de detritos: atualmente, 51% dos hotéis próprios e arrendados reciclam papel, papelão e vidro.

. Em 2008, a Accor trabalhou com a IUCN, organização líder mundial na proteção de biodiversidade, para produzir um guia para os profissionais do setor, detalhando como cada hotel pode dar uma contribuição real para a preservação da biodiversidade em sua área. Como exemplo, mais de 850 hotéis Accor servem produtos orgânicos.

. Em 2008, em parceria com o Programa de Meio Ambiente da ONU (UNEP), a Accor lançou uma nova campanha para aumentar a conscientização ambiental entre os hóspedes ao estimulá-los a usar as toalhas por mais de uma noite. O slogan da campanha é "5 toalhas reusadas = 1 árvore plantada". Metade das economias nos custos com lavanderia do hotel é doada para sete projetos de reflorestamento em todo o mundo, e a outra metade vai para o hotel para iniciativas de treinamento e incentivo. Até o momento, 1000 hotéis já financiaram o plantio de 1 milhão de árvores no mundo inteiro. A meta é financiar o plantio de 3 milhões de árvores até o final de 2012.

ACCOR Hospitality América Latina - Presente na América Latina desde 1977, a Accor Hospitality - unidade de negócios hoteleiros do Grupo Accor - detém a maior e mais completa oferta de hospedagem da região, onde opera suas redes internacionais Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1. Juntos, os hotéis operados pela Accor Hospitality na América Latina somam 160 unidades com 26.000 quartos, sendo 143 no Brasil e 17 nos demais países latinos. Oferecem, ainda, estrutura completa para a realização de eventos de grande, médio e pequeno porte. Colaborando para o desenvolvimento sustentável, os hotéis participam do Plant for the Planet, no qual a cada 5 toalhas reutilizadas pelos hóspedes, uma árvore é plantada na nascente do Rio São Francisco. (www.accorplantsfortheplanet.com)

O Brasil é bastante estratégico para as operações da empresa, sendo o quarto principal mercado no mundo, atrás somente da França, Alemanha e Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira