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11/06/2010 - 09:47

Melitta do Brasil investe na expansão geográfica e cresce 11% em 2009

A Melitta do Brasil alcançou, em 2009, seu sétimo ano consecutivo de crescimento. A empresa registrou o faturamento total de R$ 665 milhões, o que representou um crescimento de 11% versus 2008. Com esse resultado, a Melitta do Brasil representa aproximadamente 19% do faturamento total do Grupo Melitta no mundo e consolida-se como o segundo maior mercado do Grupo.

“Temos o objetivo de conquistar cada vez mais lares e paladares brasileiros. Em 2009, mantivemos nossa estratégia de expansão geográfica das linhas Melitta e Bom Jesus que, juntas, cresceram 12% em relação a 2008”, afirma Bernardo Wolfson, presidente da Melitta do Brasil.

Grupo Melitta segue satisfeito com os resultados do ano fiscal de 2009 - Brasil e América do Norte superaram as expectativas e registraram crescimento no período: dentro de um complexo cenário macroeconômico, o Grupo Melitta se manteve satisfeito com o desenvolvimento de seus negócios, mesmo registrando uma pequena queda em suas vendas, de € 1.22 bilhões em 2008 para € 1.20 bilhões em 2009.

Enquanto fora do continente europeu a Melitta apresentou um forte crescimento nas vendas, os negócios dentro da Europa mostraram-se mais moderados, apesar de, ainda assim, registrarem um volume de vendas total maior que o do ano anterior. O principal problema foi creditado à intensa concorrência de preços no mercado europeu. Os produtos de consumo da Melitta, entretanto, foram menos afetados pela crise global que o mercado industrial, e seus consumidores estavam mais cautelosos com os seus gastos. Na França e na Espanha registrou-se ainda um declínio no mercado em relação ao consumo.

Em 2009, o Grupo Melitta investiu € 25 milhões em ativos e registrou um crescimento de 5% no número de funcionários. Esse aumento deveu-se particularmente à expansão da fábrica de cafeteiras na China, a expansão da equipe comercial da Melitta SytemService nos Estados Unidos, e pelo aumento de número de funcionários no Brasil e no Japão.

Destacaram-se nas vendas da companhia o Brasil e os países da América do Norte. Também, a operação da Melitta Systems Service nos Estados Unidos que obteve bons resultados.

Foi possível notar um incremento na área de Convenient Cleaning: os filtros de aspiradores de pó e limpeza em geral vêm registrando um crescimento de vendas nos últimos anos.

O panorama econômico e, principalmente, a procura do consumidor por preços baixos fizeram com que as vendas das linhas de Freshness and Flavour (Toppits, Albal e Glad) registrassem queda em toda a Europa.

Perspectivas para 2010: investimentos e inovações colocam Melitta no caminho para o crescimento - As perspectivas econômicas para os mercados brasileiro e norte-americano em 2010 são muito otimistas e espera-se um crescimento de consumo nessas regiões. Já no mercado europeu ocidental, espera-se estabilidade, sem registro de queda.

O Grupo Melitta prevê um crescimento entre 3 e 4% no ano de 2010, propiciado pelo lançamento de novos produtos em todas as áreas de negócios e pelo aumento das atividades em futuros mercados, especialmente na Europa.

Os primeiros meses do ano já indicam que as previsões estão corretas. Diante desse cenário, o Dr. Thomas Bentz e o Dr. Stephan Bentz, sócios-diretores da Melitta, acreditam que o Grupo está seguindo o caminho certo.

Perfil- A Melitta é uma multinacional alemã que nasceu em 1908, em Dresden, pelas mãos da senhora Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para coar café. A subsidiária brasileira cresceu 11% em 2009 e faturou R$ 665 milhões, mantendo a posição de 2º maior mercado para o Grupo Melitta, que está presente em 60 países.

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