Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2010 - 09:58

Municípios do Alto Paraopeba se preparam para receber investimentos de R$ 27 bi

UFMG, Estado, União, Legislativo, Unesco, BNDES e empresas como CSN, VSB, Gerdau, Vale, Ferrous e Namisa debatem o futuro da região que receberá o maior aporte de recursos de Minas Gerais.

Municípios da região do Alto Paraopeba receberão R$ 27 bilhões em investimentos nos próximos anos. Esse aporte transformará radicalmente o perfil das cidades, com previsão de crescimento das populações em 100% até 2030. Com o objetivo de prepará-las para as transformações, prefeituras, governos federal e estadual, Poder Legislativo, UFMG, BNDES, Unesco e empresas (CSN, Vallourec&Sumitomo Tubos do Brasil – VSB, Gerdau, Vale, Ferrous e Namisa) se uniram para elaborar o Plano Regional para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba. A apresentação e o debate acontecerão no dia 11 de junho (sexta-feira),, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Participam os diretores das grandes empresas presentes no Alto Paraopeba e representantes das secretarias de Estado, ministérios, BNDES, Unesco, UFMG, além de deputados e prefeitos.

O Plano foi elaborado pelo Cedeplar-UFMG, sob a coordenação do professor Ricardo Machado Muniz, do Departamento de Ciências Econômicas, a pedido do Codap (Consórcio Público para o Desenvolvimento do alto Paraopeba). Funciona como um plano diretor para todas as cidades do Alto Paraopeba, identificando vetores de crescimento industrial e agrícola e apontando soluções para a formação da mão-de-obra e as vocações regionais. O Codap é o primeiro consórcio do País constituído conforme a lei nº 11.107/2005, que autorizou a formação de consórcios municipais de direito público, como se fossem novos entes federativos. Integrado pelos municípios de Belo Vale, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí, é a solução para o futuro de cidades de todos os portes, principalmente as pequenas e médias. Entre outros, tem o objetivo de promover a gestão associada de serviços sem duplicar despesas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira