Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2010 - 10:00

Mecanismos de recompensa estimulam desempenho das equipes de suporte técnico

Nas empresas de Tecnologia da Informação, a produtividade medida pelos indicadores de performance cai na rotina e, por vezes, no desestímulo. O bom desempenho do suporte técnico de uma empresa de tecnologia depende da agilidade e produtividade da equipe. Quanto mais estimulados estiverem os funcionários, maiores serão os resultados. Um bom método utilizado pelos gestores para alcançar esse objetivo são os mecanismos de recompensas, que dão mérito ao técnico quando as metas determinadas pelo gestor ou diretoria são atingidas.

Esse método consiste na premiação do funcionário de acordo com sua atuação. Se o funcionário se sobressair na sua função, poderá ser beneficiado com dias de licença, remuneração salarial etc. O especialista em Help Desk / Service Desk / Support Center Roberto Cohen, que realiza desenvolvimento, consultoria e palestras na temática, afirma que a adoção dessas medidas contribuem para o crescimento da empresa. "Elas fazem com que os técnicos se superem repetidas vezes, buscando inovações que aumentem sua eficiência e produtividade, acarretando bons resultados para o time e equipe."

Contudo, Roberto observa que o uso dos mecanismos de recompensa pode causar situações controversas. "Um dos problemas é que os técnicos podem acabar viciados a trabalhar somente à base de estímulo. O gestor também deve ter cuidado para que as recompensas não sejam dedicadas apenas aos melhores técnicos, o que gera competição e produz efeitos negativos a todos", conclui.

Algumas precauções devem ser tomadas na adoção do sistema de recompensas. Uma delas é estabelecer critérios para programa de benefícios flexíveis, como as cestas de possibilidades para livre escolha, com participação minoritária dos empregados nos custos do programa.

Outra possibilidade é a criação do mecanismo para divulgação imediata de resultados individuais e de equipes. Tomando os cuidados necessários, bons resultados serão obtidos tanto para a empresa quanto para sua equipe.

E uma última recomendação é não ter cuidado ao usar treinamento como recompensa para os melhores técnicos, pois o gestor poderá estar estimulando a perpetuação de um campeão que sempre será o melhor técnico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira