Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2007 - 09:30

Balanço da Fiesp aponta contratação de 55 mil novos empregados em 12 meses

São Paulo - Em 12 meses até maio último, a indústria paulista abriu 55 mil vagas, com um crescimento de 2,53% sobre o período imediatamente anterior. Nos cinco primeiros meses deste ano, o número de novos empregos com carteira assinada atinge 138 mil – alta de 6,66% em relação ao ano passado –, mas essa taxa não deverá ser mantida, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que divulgou no dia 12 de junho, o balanço do nível de emprego.

Das 138 mil vagas criadas, explica a Fiesp, 73% (ou 100.740 empregos) foram para o setor de açúcar e álcool, que iniciou a colheita da safra e a produção. Em maio, a alta em relação a abril foi de 1%, com 24 mil novas contratações, das quais 16,1 mil para esse setor.

Em comunicado à imprensa, a Fiesp destaca o crescimento em outros setores. Segundo o diretor de Economia da Federação, Paulo Francini, o setor têxtil "apresentou expansão no ano de 4,94%, o que mostra uma recuperação razoável, assim como o da construção civil, que por agregar outros setores da indústria de minerais não-metálicos como cimento, tijolos e outros materiais, aumentou 3,60% este ano”.

Em maio, aponta o balanço, os demais setores que mais contrataram foram o de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool (5,74%), seguido pelo de fabricação de outros equipamentos de transporte (4,77%) e pelo de fabricação de produtos alimentícios e bebidas (4,33%).

Houve mais demissões que contratações em dois setores: o de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados, com 2,97%; e o de fabricação de materiais eletrônicos e de aparelhos e equipamentos de comunicação, com 0,63%. | Paulo Montoia/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira