Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2010 - 11:45

Primeira certificação brasileira para o setor poderá resultar em economias de até 50% no consumo de energia elétrica e de água

Até 2016, o Brasil receberá investimentos da ordem de R$ 120 bilhões para diversas obras de infraestrutura nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e para as Olimpíadas 2016. Isso inclui investimentos na construção e readequação de estádios e complexos esportivos. A certificação AQUA para Arenas e Complexos Esportivos, recém-lançada pela Fundação Vanzolini, pretende atender a esse mercado, minimizando o impacto ambiental antes, durante e depois da construção desses empreendimentos e contribuindo para a redução de até 50% no consumo de água e energia. Assim, as obras de construção e reformas de estádios e complexos multiuso no Brasil devem ser adequadas aos critérios de desempenho do Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental).

E as perspectivas de obras são muitas para os dois eventos. No Sudeste do País, o Rio de Janeiro ganhará a Vila Olímpica e Arenas Poliesportivas, além da reforma do Maracanã. Na capital paulista, há previsão de reforma do estádio do Morumbi. Na região Sul, Porto Alegre (RS) deverá ampliar o Estádio Beira-Rio ou construir a Nova Arena Estádio Olímpico. Curitiba (PR) prevê a ampliação do Estádio Arena da Baixada. No Nordeste, em Salvador (BA) está planejada a readequação do Estádio Fonte Nova. Em Fortaleza (CE), haverá a reforma do Castelão. Natal (RN) construirá a Arena das Dunas e Recife (PE) receberá a nova Arena Cidade da Copa. Na região Centro-Oeste, Cuiabá (MT) terá a ampliação do Estádio Verdão e construção de dois Centros de Treinamentos. Brasília irá reformar o Mané Garrincha. E em Manaus (AM) será construído um novo estádio no lugar do Vivaldão.

Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, primeira consultoria AQUA no Brasil, lembra que as arenas de futebol, por exemplo, com grandes áreas de cobertura de arquibancadas ou mesmo dos campos, servem como uma imensa área de captação de chuva. “Além da utilização da água de chuva em vasos sanitários, essa água poderá servir para irrigação de gramados, no caso dos estádios, e para lavagem de áreas comuns e quadras no caso de complexos esportivos”, destaca Ferreira.

“A certificação aborda as mesmas 14 categorias de desempenho do processo, distribuídas em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde”, explica o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini. Na prática, os objetivos de desempenho requerem desses projetos a redução nos impactos ambientais, considerando os materiais utilizados nas obras, o projeto, o processo construtivo, os equipamentos e sistemas, e a fase de uso do empreendimento, com ênfase em economia de água, energia, gestão de resíduos e facilidade de manutenção. Além disso, em todas essas etapas, estes objetivos também requerem o desenvolvimento de condições ideais de conforto e saúde dos usuários, sejam eles atletas, público, dirigentes, jornalistas, administradores, funcionários e todos os demais usuários.

Por suas características, as arenas e complexos esportivos multiuso necessitam de atenção especial à acessibilidade e segurança, condições apropriadas de deslocamento do público, qualidade dos espaços externos, conforto e condições sanitárias adequadas para os usuários, durabilidade dos materiais e sistemas construtivos, facilidade de manutenção, planejamento da gestão de resíduos, condições de iluminação diurna e noturna adequadas, entre outros requisitos.

Os benefícios da certificação AQUA para este setor estão baseados em critérios de desempenho avaliados por meio de auditorias presenciais, demonstrando que a arena ou complexo esportivo multiuso realmente foram planejados, projetados e construídos de forma a obter condições ótimas de redução dos impactos ambientais e de consumo de água e energia elétrica, fazendo o melhor aproveitamento dos recursos e promovendo conforto e saúde dos usuários. Além da redução do consumo de água e energia, as economias geradas pela certificação virão também da diminuição dos custos de manutenção e limpeza.

Fundação Vanzolini - Criada em 1967, as atividades da Fundação Vanzolini estão concentradas nas áreas de Educação Continuada, Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos. Instituição sem fins lucrativos, idealizada e gerida por professores do Departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Fundação Vanzolini tem por objetivo desenvolver e difundir atividades de caráter inovador na área de Engenharia da Produção e Administração de Operações, priorizando seus projetos por critérios de relevância econômica e social e pautando sua atuação pelos atributos da excelência acadêmica, profissional e ética.

Membro pleno brasileiro da IQNet (The International Certification Network), que responde por mais de 30% das certificações de sistemas de gestão no mundo, a instituição é membro fundador e tem assento no Board da SBAlliance (Sustainable Building Alliance [ www.sballiance.org], aliança mundial de empresas com preocupações ambientais e interessadas em avaliação e certificação de construções sustentáveis, fundada em Paris, em abril de 2008. [www.vanzolini.org.br]

Inovatech Engenharia- Criada em 2005 com objetivo de inovar a execução de obras de alto padrão, a Inovatech sempre se destacou por privilegiar o atendimento personalizado aos seus clientes e por promover a integração entre projeto e obra. Em 2007, após participar de uma missão empresarial brasileira à BATIMAT, que teve como objetivo conhecer a fundo os referenciais franceses de certificação, a Inovatech abriu uma nova unidade de negócios: a consultoria para certificação de empreendimentos sustentáveis. Como líder no mercado de consultoria AQUA e uma das idealizadoras do projeto Casa AQUA, a Inovatech busca tornar a sustentabilidade nas construções uma realidade, além de contribuir para a disseminação do conhecimento em construções sustentáveis. [www.inovatech.eng.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira