Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2010 - 12:01

Soybean Fórum

Líderes do agronegócio discutem potencialidades e desafios da produção agrícola a caminho do Nordeste e do Norte em Salvador (BA), de 18 a 21 de agosto de 2010.

A última década foi particularmente fantástica para a produção agrícola brasileira. Quando se imaginava que o Centro-Sul estava fadado a ser o celeiro de grãos do País, eis que uma nova região liderada pelo Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Sul do Maranhão, Norte do Tocantins e Sul do Pará deixou de ser promessa e passou a atrair agricultores interessados em investir nessa parte do Cerrado, atingindo níveis elevados de produtividade.

Os números da região saltam aos olhos. Há 20 anos a soja do Oeste baiano e do Meio-Norte e a região que se convencionou chamar de MAPITO (Maranhão + Piauí + Tocantins) ocupava apenas 3% da área total da oleaginosa no País. Há uma década, atingiu 7% do total e este ano supera os 9%. A produtividade também disparou, pulando de cerca de 1.800 kg/ha para 2.800 kg/ha. Essa expansão se confirma em produção, que já representa 9% de toda a safra nacional de soja. Esse mesmo cenário é verificado no milho e se expande rapidamente para algodão, café, cana-de-açúcar e outras culturas economicamente importantes.

“O celeiro do mundo expandiu-se ainda mais com a entrada em cena do oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí, além do Sul do Pará e outras áreas do Nordeste e Norte. O Brasil que produz é muito maior hoje do que no início da década”, assinala Silmar Muller, diretor da Probiz, empresa especializada em comunicação e consultoria de marketing estratégico e em promoção e organização de eventos corporativos para empresários, com foco principal no Agronegócio.

“O crescimento vertiginoso do Nordeste e do Norte atrai os holofotes do mercado para os produtores rurais que ocupam essas terras e aproveitam as condições naturais de clima e solo para prosperar e contribuir para ampliar a força do campo”, ressalta o especialista da Probiz.

O desafio da região é continuar avançando em produtividade, área e produção, vencendo os desafios da logística, que também está prosperando. Para isso, nada melhor do que aprofundar as discussões sobre as potencialidades produtivas do Nordeste e do Norte.

Este é o objetivo do Soybean Fórum – Conferência Internacional de Produtores de Soja e Cia, evento programado para 18 a 21 de agosto de 2010, no Hotel Pestana, em Salvador (BA). “Soybean Fórum foi planejado para dar a importância devida a agroempresários que revolucionam a produção de grãos, com a soja à frente, em regiões até bem pouco tempo atrás relegadas a culturas de subsistência”, assinala Silmar Muller.

Soybean Fórum reunirá 300 produtores de destaque em soja, milho e demais culturas que avançam pelo Nordeste e Norte, além de agroempresários, investidores e executivos da indústria de insumos e maquinaria e dos setores industriais e exportadores de soja, milho, biocombustíveis, óleos vegetais, rações e setores relacionados de carnes e leite.

“Os produtores são nossos convidados especiais, selecionados pela área cultivada e seus projetos de expansão e investimentos”, informa Muller.

Programação do Soybean Fórum – Para um público selecionado como este, uma programação especial. Tendo como foco a agrogestão avançada, Soybean Fórum terá como foco ‘Produtividade, Logística e Nova Política Agrícola para Produção Sustentável com Rentabilidade’

O evento terá palestras, painéis, debates, autoridades e especialistas convidados, apresentação de casos de sucesso, interação com fornecedores (patrocinadores) de insumos, máquinas e equipamentos ou financiamento. As discussões e apresentações envolverão Política Agrícola, Seguro e Renda, Transportes e Logística, Sementes e Biotecnologia. Barreiras comerciais, Questões Fundiárias, Questões Ambientais, Cooperativismo e Condomínios Rurais, Planejamento e Gestão, Mercados de Grãos e de Carnes e Leite, Grãos x Cana-de-Açúcar, Milho ‘safrinha’ x Algodão, Relacionamento Indústria-Produtores, Recuperação de Pastagens Degradadas, integração Lavoura-Pecuária, Tendências do Mercado e dos Preços da Soja, Milho, Carnes e Leite, Melhores Estratégias de Comercialização e Oportunidades de Investimento e Financiamento para a Expansão das Atividades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira