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15/06/2010 - 10:05

Atendimento influencia na imagem que cliente tem da empresa

Hotéis, restaurantes e lojas devem priorizar o atendimento ao público. Quem paga por um serviço quer ser bem atendido e, se possível, surpreendido.

Brasília- Quem paga por um serviço quer, no mínimo, ser bem tratado. O atendimento é a porta da frente de qualquer negócio e uma das etapas essenciais para a conquista do cliente. Com um público cada vez mais exigente, hotéis, restaurantes, lojas e estabelecimentos em geral precisam de funcionários capacitados para cultivar uma boa imagem no mercado e um caixa positivo no fim do mês. O problema é que muitos empresários ignoram essa realidade.

Especialista na área de Atendimento ao Público A, Anamaria Ferrão acredita que, pelo menos em Brasília, os empreendimentos ainda deixam muito a desejar no tratamento do cliente. "Há lugares lindos na cidade e uma variedade gastronômica incrível, mas se a pessoa não for bem atendida ou se um prato demorar mais do que o esperado, essa vai ser a imagem do local para o cliente, não tem jeito", frisa Anamaria.

Um dos locais do DF que preenche essa lacuna nos estabelecimentos e oferece consultoria especializada em Atendimento ao Público A é a L'excellence. A estratégia da empresa é, a partir de uma análise do hotel ou restaurante, diagnosticar e buscar soluções para que o local supere todas as expectativas, conquistando novos clientes e fidelizando o público já existente.

A partir desse diagnóstico, o empreendimento pode perceber as falhas de seu negócio e capacitar seus funcionários para detectar e atender as necessidades dos clientes. "A consultoria faz com que os colaboradores fiquem mais comprometidos a surpreender os clientes. Isso aumenta a fidelização e a satisfação dos hóspedes, gerando aumento de lucro", resume Anamaria.

O primeiro passo para tornar a capital do Brasil em um referencial de atendimento é tentar ampliar o conceito de Hotelaria dos brasileiros, que restringem o termo apenas a serviços de hotéis. "Hotelaria é hospitalidade e hospitalidade significa receber bem, seja em uma academia, um SPA ou um restaurante. Se o cliente pagou para estar lá e usar os serviços do local, ele tem que ser bem atendido", explica Anamaria.

Sobre Anamaria Ferrão - Pós graduada em Gestão de Hotelaria de Luxo e formada em Gestão de Negócios Internacionais em Hotelaria e Turismo na Universidade Cesar Ritz, na Suíça, Anamaria Ferrão dirige atualmente a L'excellence Consultoria em Gestão do Luxo. Entre outras atividades para empresas voltadas para o público A, a L'excellence oferece treinamento e serviços de consultoria em atendimento nos setores hoteleiro e gastronômico. [www.lexcellence.com.br ].

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