Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2010 - 10:50

Palestras para idosos e seus acompanhantes ajudam a prevenir quedas, problemas de memória e Alzheimer

Rio é o primeiro no ranking de pessoas com mais de 60 anos.

Eles já somam cerca de 20 milhões de habitantes no Brasil, e, segundo o IBGE, em 2025 devem alcançar mais de 30 milhões. A população de idosos no Brasil vem crescendo a cada década e um dos motivos seria o acesso aos tratamentos e avanços da medicina. Só no Rio de Janeiro vivem cerca de 1,4 milhões de idosos, o que faz do estado o número um no ranking com pessoas acima de 60 anos.

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, cresce também a demanda por cuidados especiais, assim como também aumenta o número de pessoas que passam a desenvolver outros tipos de doenças típicas da terceira idade, como o Alzheimer, que causa danos à parte do cérebro responsável pelo raciocínio e pela memória e já atinge 25 milhões de pessoas em todo o mundo.

Pensando em esclarecer a população sobre os principais problemas que podem surgir em pessoas da terceira idade e visando contribuir para um envelhecimento saudável, o serviço de geriatria do Hospital São Vicente de Paulo (RJ) irá promover nos dias 26 e 29 de junho dois encontros gratuitos e abertos à população: o Simpósio sobre Doença de Alzheimer e a palestra Queda em idosos, como prevenir. O objetivo é atingir não apenas os idosos, mas também seus acompanhantes.

Como tratar e diagnosticar, o que fazer para estimular a memória são alguns dos assuntos que serão abordados durante o Simpósio sobre o Alzheimer, que acontece dia 26 de junho, das 9h às 12h. “A ideia é esclarecer a população sobre os diagnósticos e os tipos de tratamentos, e tentar acabar com o preconceito sobre essa doença”, diz Roberto Lourenço, coordenador do serviço de geriatria do HSVP.

Outro problema que aflige quem chega à terceira idade são as quedas. Segundo dados do Ministério da Saúde, 46% das quedas em idosos acontece dentro de casa, no caminho para o banheiro, à noite, por falta de visibilidade. É sobre o assunto que a gerontóloga Maria Angélica Sanchez e a fisioterapeuta Vania Cesario Bombinho realizam palestra no dia 29 de maio. Durante o encontro os participantes poderão aprender e tirar dúvidas sobre como tornar um ambiente seguro para idosos, qual tipo de piso e iluminação mais adequados para evitar acidentes com quedas e ainda o tipo ideal de sapatos indicados para o público da terceira idade. A palestra será de 9h às 11h e as inscrições são gratuitas.

.[ Simpósio sobre Doença de Alzheimer, dia 26 de junho (sábado), das 9h às 12h. | Palestra Queda em Idosos: como prevenir?, dia 29 de junho, das 9h às 11h, no Hospital São Vicente de Paulo - Centro de Convenções Irmã Mathilde, Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro. Inscrições gratuitas (21)2563-2147 ou [email protected]. Vagas limitadas].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira