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15/06/2010 - 11:07

Grupo Pasquini & Santos aposta em ferramentas atuais para fidelizar consumidores


Interada no universo online suas marcas buscam com suas estratégias de marketing atrair e se relacionar melhor com seus clientes.

Especialistas afirmam que o comportamento dos consumidores mudou com relação à suas preferências, necessidades e até desejos. Hoje, as empresas sentem que apenas a propaganda tradicional não é suficiente para convencê-los a comprar um produto ou confiar em sua marca, se faz necessário outras ferramentas de marketing para cumprir essa função e a internet aparece como meio indispensável quando o assunto é alcançar tanto os clientes existentes como os potenciais.

Apostando nessa tendência, o Grupo Pasquini & Santos, detentor das marcas de vestuário feminino e masculino, Acostamento (act) e Vicinal (VCN), faz uso de tais ferramentas. Não se preocupa somente em vender, mas também com a satisfação do consumidor e em ganhar sua fidelidade. Para atender e interagir de forma diferenciada com seus consumidores finais e com os cerca de 2 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil, implantou as seguintes ações:

- Mensagens SMS: O serviço de envio de mensagens que começou este ano funciona para informar aos lojistas, quanto às novidades oferecidas pela marca, como lançamento de coleção e início de vendas das novas peças, agradecimento quanto a pedidos e votos de boas vendas. “Implementamos uma nova maneira de nos aproximarmos dos nossos lojistas e por ser uma mídia diferente vai de encontro com o posicionamento das marcas'', comenta o diretor geral do Grupo, Hector Santos.

- Redes de relacionamento: Há um ano, faz parte de redes de relacionamento como Blog, Orkut e Twitter, ferramentas muito utilizadas para aproximação das marcas com seu público final. No Blog são postadas notícias sobre as marcas, curiosidades, comportamento e claro, moda. Orkut e Twitter servem para informar quanto à atualização destas e outras notícias, como promoções, ofertas exclusivas, brindes, descontos, concursos. A comunidade Acostamento no Orkut conta com mais de 12 mil membros que deixam suas opiniões sobre os lançamentos, trocam experiências e comentam sobre os mais variados assuntos. “Com estas opiniões fazemos uma pesquisa de tag cloud (nuvem de palavras), observamos as palavras que mais se destacam e a partir delas construímos nossa linha de comunicação. Com este estudo descobrimos que os clientes da act são apaixonados pela marca, pois paixão é a palavra que mais aparece na Nuvem de Tags”, explica Santos.

- Site: Cada marca do Grupo conta com uma página web em que os clientes podem assistir ao vídeo clipe do making of, visualizar o catálogo e o lookbook com fotos conceituais da atual coleção, além de abrigar a loja virtual e obter outras informações sobre o histórico das marcas e acompanhar as principais notícias da mídia que as utilizaram como fontes.

- Divulgação: As marcas anunciam nas principais revistas do país, fazem campanha em outdoors e desenvolvem spots institucionais para serem utilizados pelos lojistas para divulgação nas rádios locais. Além disto, as marcas trabalham com uma conceituada assessoria de imprensa especializada em moda. E ainda, produzem newsletters com informações referentes as novas coleções.

- Prêmios: act e VCN premiam consumidores e também vendedores. Os lojistas que visitarem os showrooms das marcas ganham uma bolsa exclusiva. Os pontos de venda recebem uma cartela que contém todos os brindes oferecidos pelo Grupo. Os funcionários que mais venderem as marcas são premiados. O Grupo ainda desenvolve uma ação chamada de Cliente Oculto que consiste em uma pessoa representante das marcas, se passa por um cliente e visita uma das lojas pré-selecionada para efetuar uma compra, caso o vendedor que atendê-lo ofereça peças da act ou VCN em primeiro lugar receberá um voucher que vale um jeans.

Para premiar o consumidor final as marcas realizam concursos culturais em revistas de âmbito nacional. A VCN vai realizar este ano a segunda edição do Concurso Outside The Box e a act já está divulgando a 2° Temporada do Desafio ACT que terá sua finalização no mês de junho. Todas as informações pertinentes ao Desafio como ficha de inscrição, regulamento, os primeiros finalistas etc.[www.acostamento.com.br].

- Loja virtual: Acompanhando o forte crescimento de vendas pela internet, as marcas disponibilizam alguns de seus produtos em seus respectivos sites com entrega grátis para todo o Brasil. A loja virtual apresenta um designer inovador e uma maneira diferente de expor as peças, o que proporciona maior número de vendas. “Serve com uma vitrine virtual, com o percentual mais acima do que os de nossos clientes, para não nos tornarmos concorrentes de nossos pontos de venda e também para que aquele que não possui uma loja próxima, possa adquirir nossos produtos”, afirma.

Grupo Pasquini & Santos - O grupo Pasquini & Santos foi fundado há 18 anos pelos amigos de infância Hector Santos e Rariton Pasquini quando deixaram de trabalhar numa loja de tecidos em São José do Rio Preto e resolveram correr atrás de seus objetivos: criar um negócio próprio. Com o sucesso das vendas decidiram chamar um terceiro sócio, Antonino Pasquini, pai de Rariton.

A fábrica que tem 7 mil m² de área fica em São José do Rio Preto gera 2 mil empregos diretos e indiretos e produz cerca de 1,2 milhões de peças por ano que estão à venda em três lojas próprias e em 2mil pontos de venda multimarcas em todo o Brasil.

E, apara atender a todos estes clientes um trabalho forte do setor de marketing se faz mais que necessário. “Nós estamos preocupados com nossos pontos de venda, mas também com o consumidor final. Queremos que nossos produtos saiam das lojas por isto desenvolvemos estas inúmeras ações que nos possibilitam a nossa interação com ambos”, relata o diretor do Grupo. [www.acostamento.com.br/_colecao/50/#/clipe | www.vicinal.com.br/_colecao/101/#/inicial].

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