Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2007 - 09:43

Museue Nacional: 189 anos de memória, educação, cultura e ciência

Nas comemorações de seu aniversário, Museu Nacional privilegia produção científica da instituição através de exposições, oficinas, palestras, mostra de filmes e outras atrações gratuitas.

Grande parte da população tem o Museu Nacional/UFRJ como uma instituição tradicional em exposições de história natural e antropológica. Mas muitos desconhecem que por trás de seu rico e imenso acervo está uma intensa produção científica capitaneada pelas áreas de Antropologia, Botânica, Geologia e Paleontologia, Entomologia, Invertebrados e Vertebrados. Nas comemorações de seus 189 anos, entre os dias 15 e 17, de sexta a domingo, o Museu Nacional aproveita para difundir e democratizar o conhecimento produzido pelos seus pesquisadores. Para tanto, serão armadas duas enormes tendas climatizadas nos jardins da Quinta da Boa Vista, onde o público poderá conhecer parte dos trabalhos científicos de professores e alunos a partir de oficinas, exposições, mostra de filmes, palestras, visitas guiadas e uma série de outras atividades gratuitas. Entre as ações previstas no evento estão desde oficinas de como escavar fósseis de dinossauros e como reconhecer um meteorito, noções de pintura rupestre e hieróglifos egípcios, a palestras com pesquisadores do Museu Nacional tratando de temas como arqueologia, botânica, entre outros (programação abaixo). As comemorações dos 189 anos do Museu Nacional conta com o patrocínio da Petrobras e da Fundação Universitária José Bonifácio.

No dia anterior, 14, também como parte das comemorações, o Museu Nacional inaugura a nova Sala de Paleontologia, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, trazendo novas reproduções de animais pré-históricos como dinossauros, pterossauros e mamíferos como o tigre dente de sabre e a preguiça gigante (serviço no final). Ainda por conta das comemorações do Museu Nacional, ocorrerão apresentações da CUFA, Afromangue, Escola de Samba Mirim da Mangueira e da Escola de Circo Crescer e Viver entre os dias 15 e 17.

O Museu Nacional é uma instituição ímpar no território brasileiro, sendo a primeira dedicada à ciência no país. Criado em 06 de junho de 1818 por D. João VI, o Museu é detentor do maior acervo de História Natural e Antropologia da América Latina, estimado em mais de 20 milhões de itens. Sediado no Paço Imperial de São Cristóvão, antiga residência da família real e imperial brasileira, o Museu Nacional é um espaço de excelência onde se conjuga memória, educação, cultura e ciência.

Programação – Entrada Franca, nos Jardins Quinta da Boa Vista (próximo ao lago, em frente ao Museu Nacional) – São Cristóvão – Rio de Janeirom (RJ). Oficinas:15, 16 e 17 de junho das 10 às 16h - Arte rupestre brasileira. Exposição e atividades interativas com reprodução de pinturas rupestres Reconstruindo o passado: Decorando o ataúde e Confecção de ânforas romanas “O que os ossos revelam” - Escavação e identificação de ossos humanos. Oficina de escavação em paleontologia: identificação e confecção de réplicas de fósseis. Meteorítica: Brincando com ETs. Atividades interativas e práticas de observação de meteoritos no microscópio. Vendo, Tocando e Aprendendo: Cultura Material Indígena. Contadores de histórias egípcias. Atelier de hieróglifos: noções da escrita egípcia. Fases de reconstituição de uma cabeça egípcia Alga viva: Atividades interativas; observação e coleta de algas no lago da Quinta. Observação de Insetos - semelhanças e diferenças. Oficina de caricaturas. Oficina de caracterização. Oficina de cerâmica do Instituto Benjamin Constant. O que é o que é: conhecendo nosso patrimônio natural e cultural

Exposições: 15, 16 e 17 de junho das 10 às 16h - O bebê mastodonte e os fósseis achados em cavernas alagadas em Bonito – MS. Observação de exemplares de insetos aquáticos na lupa e no aquário. Mostra comparativa de mosquitos da dengue e outros, com observação em lupa. Botânica: Observação em lupa da reprodução em Angiospermas. Plantas medicinais: Você faz uso? Carcinologia Mostra de esponjas com observação em lupa. Mostra fotográfica: Esponjas das ilhas oceânicas brasileiras Mostra da Coleção de Empréstimo O que é Taxidermia? Exposição do Instituto Benjamin Constant

Espaço Petrobras: Mostra de vídeo - 15, 16 e 17 de junho das 10h às 16h -Vídeos de trabalhos de campo e expedições de pesquisadores do Museu Nacional, assim como documentários e outras produções. Serão exibidos vídeos das áreas de paleontologia, arqueologia, etnologia indígena e zoologia.

Visitas guiadas: Reserva Técnica de Etnologia – Acervo indígena e etnográfico brasileiro e acervo o estrangeiro. Dia 15, 10h às 11h e 14 às 15h / Dia 16: 10h às 11h / Dia 17: 9h às 10h e 10h às 11h - Passeio ecológico pela Quinta da Boa Vista, nos dias 15, 16 e 17: das 11h às 12h e das 14h às 15h

Personagens Históricos - Tapadeiras com a imagem de D. Pedro II e outros personagens históricos. Durante o evento, alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ estarão circulando entre o público caracterizados de personagens côo D. Pedro I, Marquesa de Santos, Albert Einstein, Santos Dumond e damas da corte real. Dias 15, 16 e 17 de junho, das 10 às 16h

Zoomóvel - O zoomóvel do Rio Zôo, vizinho do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, estará estacionado próximo às tendas com uma amostragem de seu acervo de espécies taxidermizadas. Dias 15, 16 e 17 de junho, das 10h às 16h

Parque da Quinta da Boa Vista (próxima as tendas do evento), dia 15, às 15h: CUFA – Central Única das Favelas, dia 16, às 10h: Escola de Samba Mirim da Mangueira às 15h: Escola de Circo Crescer e Viver, dia 17, às 10h: Afromangue.

Palestras no Auditório Roquette Pinto – andar térreo do Museu Nacional/UFRJ, dia 15 de junho de 2007, sexta-feira, das 10h às 10h30 - Importância de unidades de conservação e áreas protegidas. A Estação Biológica de Santa Lúcia: Manejo e conservação de flora e fauna e sua relação com a nossa vida.

Das 11h às 11h30 - Arqueologia em sambaquis: A história da pesquisa arqueológica no Brasil com especial atenção ao estudo dos sambaquis e a participação de cientistas do Museu Nacional.

Sambaquis são sítios arqueológicos onde são encontrados os registros das populações pré-históricas que viveram no litoral brasileiro de 9.000 a 1.500 antes do presente.

Das 13h às 13h30 - Etnoecologia e conservação: A mudança na percepção sobre os conhecimentos populares a respeito do meio ambiente e as contribuições da etnoecologia para o estudo das dinâmicas ambientais e para a conservação da natureza.

Das 14h às 14h30 - Entomologia no Museu Nacional / UFRJ: Uma visão geral sobre a entomologia do Museu Nacional, abordando as pesquisas científicas, os entomólogos e a importância da coleção de insetos.

Das 15h às 16h - Projeto Coral Vivo: Recifes de coral são os ecossistemas de maior diversidade no mar. O proj. Coral Vivo estabeleceu marcos sobre a biologia/ecologia de corais endêmicos, determinando períodos de desova de espécies-chave e realizando fecundações no laboratório.

Dia 16 de junho de 2007, sábado, das 10h à 10h30 – Etnobotânica: - estudo das plantas medicinais, alimentícias e mágicas em comunidades rurais brasileiras. Das 11h às 11h30 - A Quinta da Boa Vista: A história da Quinta da Boa Vista, desde sua criação até os dias de hoje.

Das 13h às 13h30 - A preservação do acervo arquivístico do Museu Nacional /UFRJ: sua importância para a memória da instituição. O Arquivo do Museu Nacional guarda documentos de grande valor histórico que representam a memória da instituição registrando os primórdios do trabalho científico no Brasil e as alterações que se processaram no cenário internacional das ciências, além de testemunhar o trabalho de cientista brasileiros e estrangeiros.

Das 14h às 14h30 - O Paço de São Cristóvão: Residência da Família Real e Imperial, de 1816 a 1889, abrigou o plenário da I Constituinte da República de 1891 e desde 1892 é a sede do Museu Nacional / UFRJ. O Paço é um dos monumentos arquitetônicos mais significativos do século XIX no Brasil. Concebendo sua arquitetura como um documento, sua história é fonte de informação e conhecimento sobre a própria história, as ciências e as artes no Brasil.

Das 15h às 15h30 - Visita ao Paço de São Cristóvão no período de d. Pedro II: Reflexões sobre a casa imperial que foi transformada em museu científico. Apresentação das principais salas históricas do palácio fazendo referência às salas atuais do Museu Nacional.

Dia 17 de junho de 2007, Domingo,das 10h às 10h30 - O Museu Nacional e o desenvolvimento da História Natural no Brasil: Os naturalistas viajantes; as primeiras pesquisas no Brasil; a criação do Museu Real; a comissão Geológica do Império; as pesquisas nos Séculos XIX e XX; e a importância do acervo do Museu Nacional para as ciências naturais.

Das 11h às 11h30 - Biodiversidade marinha das ilhas oceânicas brasileiras: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Ilha da Trindade

Das 11h30 às 13h10 - Exibição do filme Zé Pureza, a trajetória de famílias na luta pela terra: Zé Pureza é um documentário de longa metragem que mostra as dimensões e a complexidade das questões agrárias, explorando suas práticas cotidianas, conflitos e contradições. Após a exibição, palestra com o diretor Marcelo Ernandez.

Das 13h30 às 14h - Na Terra dos Titãs - uma expedição na busca de dinossauros: Um exemplo real da vida dos pesquisadores que saem em busca de dinossauros e outros fósseis.

Das 14h às 14h30 - A participação popular e a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

Das 15h às 15h30 - A Torah de Pedro II; Memória do II Reinado: A história da mais antiga Torah do mundo, pertencente a coleção de D. Pedro II do Museu Nacional.

Nova Sala de Paleontologia - Inauguração: 14 de junho, às 16h, público a partir de 15 de junho (exposição de longa duração), de terça a domingo, das 10h às 16h, ingresso: 3 reais. Grátis para crianças até 05 anos e pessoas acima de 60. Crianças entre 06 e 10 anos pagam 1 real, no Museu Nacional – Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ). Informações: (21) 2568-8262 ou 2568-1290 | Site: www.museunacional.ufrj.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira