Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2007 - 09:45

Zeka Araújo comemora 40 anos de fotografia com a exposição Dias a Fio na Galeria 90


A Galeria 90 Arte Contemporânea apresenta, a partir de 14 de junho, a exposição Dias a Fio, do fotógrafo Zeka Araújo. A mostra, que tem curadoria de Martha Pagy, apresenta 30 fotos da produção recente do artista e assinala seus 40 anos de vida profissional. Dias a Fio faz parte do Foto Rio 2007.

A série Dias a Fio começou a ser construída há 10 anos, quando o artista passou a realizar trabalhos autorais que mesclavam toda a sua experiência de uma vida de fotojornalista com o desejo de avançar no desconhecido. Um equilíbrio delicado entre a história e a experiência se instaurou naturalmente quando, ao sair para missões jornalísticas, Zeka se deparava com a beleza nos pequenos temas cotidianos. “A função da arte é criar uma visão de mundo, na qual a criação vem a partir do que não se sabe”, declara o artista.

Para a curadora Martha Pagy, Zeka Araújo é um artista à procura do belo em seu processo de criação. “Não o belo que estimula a contemplação passiva, previsível e, ao mesmo tempo, impermeável, mas o belo que, fugidio e incompleto, surge de cenários inóspitos e de aparência estéril, e que somente se concretiza ao olhar do outro”, afirma a curadora.

A exposição Dias a Fio é a primeira de Zeka Araújo em uma galeria de arte. O convite aconteceu depois que a marchande Nina Rosa se encantou com os trabalhos do fotógrafo. “A Galeria 90 vai me oferecer o encontro sem intermediários com o espectador. Para mim, o espaço da galeria é para encontros, ideal para este momento, quando busco um diálogo com o público, onde ele passa a ser parceiro do artista, reconstrutor da obra, tendo a possibilidade de gostar do trabalho e levá-lo para casa”.

Sobre o artista - Zeka Araújo começou sua carreira na redação do Diário de Notícias, em 1967. Desde então, atuou nos principais jornais brasileiros como O Globo e Jornal do Brasil, bem como nas revistas O Cruzeiro, Manchete e Placar. Foi correspondente da Editora Abril em Londres e trabalhou para o jornal inglês The Observer, Revista Newsweek e a agência francesa Magnum. Em 1979 criou e dirigiu o Núcleo de Fotografias da Funarte, que deu origem ao Instituto de Fotografia da instituição. Foi curador de fotografia do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro. É autor dos livros Meu Querido Jardim Botânico, em parceria com o maestro Tom Jobim, e Rio Zona Norte, uma crônica visual do lado mais simpático da cidade do Rio de Janeiro. Zeka Araújo realizou, no Rio, exposições no Centro Cultural Banco do Brasil e no Instituto Oi Futuro. Em Buenos Aires, mostrou seus trabalhos no Centro Cultural Recoleta. Atualmente trabalha na curadoria da exposição “Muito Prazer”, retrospectiva do fotógrafo Walter Firmo, que será apresentada no MAM – Rio em dezembro deste ano.

Dias a Fio – Zeka Araújo, com Curadoria: Martha Pagy, Exposição: 14 de junho a 14 de julho de 2007, segunda à sexta: 14h às 19h – sábado: 12h às 17h , na Galeria 90 Arte Contemporânea, Rua Marquês de São Vicente, 90 – 101 | Gávea – Rio de Janeiro – RJ | Telefone: (21) 2529-6588

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira