Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2010 - 11:41

“Branqueamento do café e a qualidade” é tema de seminário

Dr. Aldir Teixeira, consultor científico da illycaffè, ministra curso sobre o desmerecimento do grão de café em Espírito Santo do Pinhal.

No próximo dia 17 de junho, o município paulista de Espírito Santo do Pinhal recebe o seminário “Branqueamento do café e a qualidade”, que acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial de Espírito Santo do Pinhal, às 15 horas. Dr. Aldir Teixeira, diretor da Assicafé e consultor científico da illycaffè, abordará como a seca incorreta do café pode fazer com que os grãos retenham umidade e, consequentemente, percam preço e mercado.

Com este seminário, organizado pela Coopinhal (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal), Dr. Aldir vai reforçar que o produtor precisa estar atento não só à produção do grão no pé, mas em todo o processo, desde a colheita até o armazenamento correto. Sem esses cuidados, muitos cafés bons podem, rapidamente, perder toda a qualidade investida na lavoura, gerando prejuízo financeiro e, como resultado, um café de bebida ruim.

Manter os grãos de café com a mesma qualidade daquela vista na plantação é o grande desafio, para isso é necessário ficar atento ao uso correto dos secadores e às condições de armazenagem. Essas e outras informações serão detalhadas e ministradas por Dr. Aldir Teixeira, em Espírito Santo do Pinhal (SP).

A entrada para a palestra “Branqueamento do café e a qualidade” é franca e não necessita de inscrição prévia.

Seminário “Branqueamento do café e a qualidade”, dia 17 de junho de 2010, às 15 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Espírito Santo do Pinhal, Rua Benedito Forni, 40 - Espírito Santo do Pinhal (SP). Informações: Coopinhal / (19) 3651-2121. Realização: Coopinhal - Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal

illycaffè - Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. Presente em mais de 140 países, o espresso illy está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e bares ao redor do mundo, onde, diariamente, são vendidas mais de 6 milhões de xícaras.

A espressamente illy, sua cadeia de franquia de cafeterias no estilo italiano, está presente em mais de 30 países com 230 lojas e espera em três anos abrir mais 120. Com o objetivo de espalhar a cultura do café, a illycaffè fundou a Universidade do Café, um centro de excelência, com quatorze unidades, que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores, baristas e entusiastas. No Brasil, desde sua criação, em 2000, foram treinadas mais de 7 mil pessoas.

Mundialmente conta com aproximadamente 800 colaboradores e um faturamento consolidado de mais de € 283,4 milhões em 2009. Seu lucro líquido representou € 5,2 milhões e as exportações responderam por mais de 55% do total das vendas.

A illycaffè compra café verde arábica da melhor qualidade diretamente dos cafeicultores, por meio de parcerias que se baseiam na sustentabilidade e reciprocidade. A empresa estimula esta cooperação a longo prazo – com os melhores produtores de café do Brasil, América Central, Índia e África – fornecendo know-how e tecnologia, além de preços acima da média do mercado.

A Assicafé é o laboratório científico que presta serviço exclusivo à illycaffè no Brasil. Está sob a responsabilidade técnica do Engenheiro Agrônomo Dr. Aldir Alves Teixeira, doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo, que coordena uma equipe altamente qualificada. A Bióloga Regina Teixeira é a responsável pelo Controle de Qualidade do laboratório, que possui o certificado ISO9001.

Desde 1992, a Assicafé é responsável pela análise e aprovação de todos os lotes de café beneficiado, que a illycaffè adquire no Brasil, enviados pelos cafeicultores de diversas regiões produtoras. A Assicafé faz a análise e a classificação de todas as amostras inscritas no Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, analisando com rigor as amostras, desde sua classificação até a degustação para espresso. Tem como outra importante atividade prestar consultoria técnica aos cafeicultores, dando assessoria e consultoria agrícola especializada na colheita, no preparo e no armazenamento do café verde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira