Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2010 - 11:55

Planejar a análise estrutural dos estádios da Copa 2014 pode evitar atrasos e estouros no orçamento

A pouco mais de quatro anos da Copa do Mundo, o Brasil se prepara para este que é o maior evento esportivo do mundo. As obras nos estádios, palcos dos espetáculos, estão começando em algumas das cidades-sedes escolhidas. E com todas as mudanças previstas nas construções, estudos de avaliação dinâmica das arquibancadas precisarão ser novamente realizados.

O objetivo desses ensaios é avaliar o comportamento da estrutura quando submetida a uma carga dinâmica, que no caso das arenas esportivas é representada pela a movimentação da torcida. A análise define a vibração que a estrutura terá que suportar e como adequá-la para essa missão. Em última instância, o que se busca é garantir a segurança do público.

Segundo Marco Juliani, Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e diretor da IEME Brasil Engenharia Consultiva, o ideal é que os estudos sejam realizados antes e após as intervenções. “Antes das reformas, as análises fornecem um diagnóstico preciso da estrutura, que permite uma adequação mais econômica e segura. Se realizada apenas após a reforma, corre-se o risco de custos adicionais com adaptações de última hora, que podem comprometer além do orçamento, os prazos de entregas das obras”.

Marco explica que, se realizadas as duas etapas, os ensaios posteriores têm a função de comprovar a eficiência da solução adotada e se as obras foram realizadas de maneira satisfatória.

Equipamento Vibrodina imita o comportamento da torcida - Para realizar os estudos dinâmicos, a IEME Brasil conta com o equipamento italiano chamado Vibrodina, que simula vibrações semelhantes às geradas pela movimentação da torcida. Os efeitos são registrados por uma rede de sensores que envia os sinais a um sistema para filtragem, amplificação e posterior análise. Os resultados da simulação indicam se estrutura está adequada ou se precisa de adaptações, como a instalação de amortecedores especiais.

No Brasil, o simulador já fez tremer os estádios do Morumbi, Parque Antártica, Canindé Pacaembu e Arena Barueri, em São Paulo; o Maracanã e o Engenhão, no Rio e Janeiro, e o Olímpico, em Porto Alegre.

Perfil- A IEME Brasil Engenharia Consultiva atua desde 1987 em gerenciamento e fiscalização de obras e empreendimentos; avaliação dinâmica de estruturas, como estádios esportivos, pontes e estações de trem e metrô; elaboração de estudos/projetos de sistemas amortecedores para evitar vibrações e ruídos.[ www.iemebrasil.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira