Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2010 - 12:12

Aix-en-Provence à carioca

Smael expõe em monastério francês telas e desenhos sobre o Rio de Janeiro.

“O pequeno príncipe do grafite brasileiro”. É com esse status que o grafiteiro Smael abre no dia 17 de junho sua mostra individual na galeria La Prevote, em Aix-en-Provence, na França, um antigo monastério francês. Em sua segunda passagem pelo país – a primeira em 2005, em Estrasburgo – o artista irá retratar, através de 12 telas e 10 desenhos da série “Belezas do Rio”, alguns lugares que costuma admirar e freqüentar na cidade.

Entre as obras, destaque para “A luz do fim do dia na praia do sono...”, “O pedalar nas paineiras”, “Restinga da marambaia” e “Domingo no Maracanã”, em homenagem aos clássicos de domingo. O artista também irá mostrar outros locais fora da cidade do Rio, como a praia do Sono, (Paraty) e Secretário (Petrópolis). Os trabalhos são feitos com tinta acrílica, giz pastel oleoso, spray, colagem e nanquim. Durante a exposição, que vai até o dia 25 de junho, Smael será representado pela Rien Galerie.

Recentemente Smael participou de outros dois trabalhos. Em abril, fez duas telas sobre o Brasil para o restaurante Sushi Samba, em Nova Iorque, com homenagens a Chico Mendes e a bateria da Mangueira. E em maio, participou na Casa França-Brasil da exposição “A céu aberto”, com Paulo Vivacqua, Geléia da Rocinha e Leonilson, num processo de exteriorização da arte no local.

Representado no Brasil pela galeria Inox, seu trabalho revela, através de uma arte inovadora e transgressora, uma grande vitalidade gráfica de intenso cromatismo. As linhas negras estruturam toda a composição e dialogam com contrastes de cor. Cor e linha constroem também novos planos visuais, produto da extraordinária dinâmica de formas criada pelo artista e que provoca o nosso olhar a seguir o ritmo de suas provocações.

O grafiteiro iniciou seu trabalho nas ruas do Rio de Janeiro em 1998, com uma lata de spray na mão. Com a experiência, adquiriu maturidade gráfica e estilo próprio grafitando muros e objetos que encontrava pelo caminho. Esta identidade possibilitou que experimentasse telas e outros suportes, conquistando também galerias do Brasil e do exterior.

.[ Galeria Inox: Shopping Cassino Atlântico, Avenida Atlântica, 4240, SSL 101. Copacabana, Rio de Janeiro. Telefone.: (21) 2521-9940. www.galeriainox.com.br /[email protected] ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira