Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2010 - 12:21

Revisão e atualização de normas favorecerá projeto, execução e controle de obras com blocos de concreto

As normas de cálculo (projeto), execução e controle de obras em alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto estão passando por uma revisão e serão aglutinadas em uma única norma, facilitando o cumprimento de suas exigências e favorecendo a todos os técnicos e profissionais da cadeia produtiva da construção que trabalham com blocos de concreto. Isto porque, a partir da publicação da nova norma, que substituirá as NBRs 10.837/89 e 8.598/85, será muito mais simples encontrar os textos que projetistas, pesquisadores, executores de ensaios em laboratórios e responsáveis pela execução de obras com blocos de concreto necessitam para o desenvolvimento dos serviços de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Estamos desenvolvendo a revisão das normas de projeto e execução e, também, vamos incorporar a norma de ensaio: serão quatro anexos, cada um com um procedimento de ensaio, simplificando a consulta aos textos”, avalia o engenheiro e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos/SP e coordenador da comissão do CB-2/ABNT que está discutindo a revisão e aglutinação dessas normas, Guilherme Parsekian. Além disso, ele cita alguns avanços que devem constar da nova norma, como no ensaio de prisma, cujo texto propiciava confusões e dúvidas sobre questões como, por exemplo, área bruta e área líquida do prisma, gerando problemas no procedimento de controle do ensaio e até resultados inadequados. Agora, explica ele, a aglutinação das normas em um único texto e a sua revisão facilitam aos profissionais encontrar o texto do qual necessitam, que estará redigido com maior clareza e mais detalhado. “O fato de termos um texto que trata de todos os ensaios para os blocos vazados de concreto simples é muito bom porque simplifica o trabalho daqueles que devem realizar esses controles. Isso porque, além de todas as especificações de ensaios estarem agrupadas, o próprio conteúdo da norma já apresenta quais controles devem ser realizados”, avalia o engenheiro e calculista estrutural, Márcio Ramalho, também integrante da comissão do CB-2/ABNT que analisa as alterações nas normas.

Participam dessa comissão também o arquiteto Carlos Alberto Tauil, pela Associação Brasileira de Fabricantes de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), representantes de fabricantes, laboratórios e outros integrantes da cadeia produtiva de blocos de concreto. A previsão dos integrantes da comissão é de que o novo texto seja publicado até dezembro deste ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira