Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2010 - 12:29

Banco Santander Brasil e Banco Real unificam o processamento dos documentos de Compensação de Cheques

Ambos estão em uma única plataforma utilizando a tecnologia do IPSA, cumprindo as exigências do processo de Truncagem de Cheques no Brasil.

Desde o ano de 2002, IPSA colabora com sua plataforma Atril no processamento de documentos por imagem no Grupo Santander Brasil, um dos maiores Bancos Privados do Brasil.

O conceito de truncagem de cheques, ou, compensação sem papeis, a partir da captura da imagem do cheque, já é uma realidade e uma tendência mundial. A eliminação da apresentação física do cheque é atualmente realizada em muitos países, acelerando desta forma a compensação do mesmo.

Assim sendo, em princípios do ano de 2009, FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), definiu, para o Sistema de Compensação do Brasil, as normativas do Processo de Truncagem de Cheques, o qual representa uma mudança fundamental no processamento de cheques do país.

O Banco Santander Brasil solicitou a IPSA, adequar à plataforma instalada, de acordo com as novas regras estabelecidas, representando um enorme desafio para o Banco, tendo que cumprir os prazos e requerimentos internos, e ao mesmo tempo, mantendo elevados padrões de serviços e processos que são uma parte integrante do mesmo. Tudo isso respeitando as normas técnicas e processuais exigidas pela FEBRABAN.

A partir dessa adequação, desde novembro de 2009, unificou-se o sistema de compensação de cheques do Estado de São Paulo para os dois Bancos em um único centro de processamento, onde são processados mais de 1,4 milhões de cheques diários, com picos que superam amplamente esta cifra. Alem disso, executam-se as diferentes fases definidas no projeto de truncagem, a fim de realizar a compensação dos cheques baseando-se apenas nas informações transmitidas eletronicamente.

Os benefícios obtidos com esta implantação são: . Os cheques do Estado de São Paulo dos bancos, já estão digitalizados e preparados para o inicio do Projeto de Truncagem de Cheques

. Centralizou-se o controle e conferencia de Assinaturas e Formalísticas dos cheques em São Paulo, eliminando-se a necessidade das agencias, realizarem tal atividade, bem como, o transito / remessa física dos cheques as suas respectivas agencias e ou postos de atendimento.

. Permite a consulta online da imagem dos cheques das agencias e postos de atendimento, permitindo também a entrega de uma cópia dos mesmos aos clientes de forma imediata em suas agencias ou web.

Atril é a plataforma tecnológica de IPSA para captura, extração, processamento, armazenamento e consulta de dados, imagens e documentos. Atril reduz os custos das companhias que o adotam, assegurando uma grande eficiência em seus processos de negocio e um rápido retorno dos investimentos. Na atualidade Atril® processa a cada ano, mais de 1.600 milhões de documentos em suas mais de 2.000 instalações em todo o mundo.

Atril, além de ser uma solução que satisfaz os requisitos estabelecidos pelas normas da FEBRABAN, é o ponto de partida de uma solução escalável, que facilita a adoção de tecnologia de imagem em outros processos bancários, de acordo com as expectativas de desenvolvimento normativo por parte dos órgãos reguladores em outros processos de compensação.

Atril já é utilizado em todos os países da America Latina onde o processamento de truncagem de cheques tenha sido definido e implantado, mostrando sua liderança no setor.

Perfil do Grupo Santander Brasil - O Grupo Santander Brasil, que reúne os Bancos Santander e Real, em dezembro de 2009 contava com ativos totais de R$ 316 bilhões, R$ 242 bilhões de captações totais – R$ 144 bilhões em captações de clientes e R$ 98 bilhões em fundos de investimentos, mais de 22 milhões de clientes e mais de dez milhões de correntistas ativos. A rede de atendimento é composta de 3.593 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo- Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países, possuindo grande diversificação geográfica. Em dezembro de 2009, mantinha 13.660 agências, em torno de 170 mil funcionários, cerca de 90 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas e volume de recursos administrados de 1.794,2 bilhões de dólares. O lucro líquido em 2009 alcançou 12,4 bilhões de dólares.

Perfil- IPSA é uma multinacional espanhola com 25 anos de mercado, especializada em desenvolvimento de soluções de software para o tratamento massivo de documentos, mediante tecnologia de imagens, com uma experiência contrastada em vários setores como Administração Pública, Seguros, Bancos, Financeiras e Saúde, entre outros. Com a plataforma tecnológica Atril® é possível a captura de dados, imagens e documentos, reduzindo os custos e aumentando a eficácia dos processos. Atualmente Atril® processa a cada ano mais de 1.600 milhões de documentos em suas mais de 2.000 instalações em todo o mundo.[www.ipsa.es].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira