Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2007 - 09:51

Porto Alegre recebe seminário sobre microfinanças

O crédito como ferramenta de combate à desigualdade social será um dos assuntos abordados no evento

Porto Alegre - Divulgar as ações e as potencialidades oferecidas pelas atividades em microfinanças é um dos objetivos do VI Seminário Banco Central Sobre Microfinanças, que será realizado em Porto Alegre, nos dias 14 e 15 de junho, em parceria com o Sebrae Nacional.

Na sessão solene de abertura do encontro, programada para as 18h40 do dia 14, estão previstas as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, entre outras autoridades.

O seminário será realizado no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, na Avenida. Alberto Bins, 514.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, abordará o tema 'O crédito como importante ferramenta de combate à desigualdade social', também no dia 14 de maio às 11h20. O diretor explica que as microfinanças são uma segmentação do sistema financeiro, uma estratégia de seus agentes para ofertar produtos e serviços com foco no empreendedor informal sem acesso ao sistema financeiro tradicional.

Essa segmentação, de acordo com ele, oferece grandes possibilidades de auto-realização, afirmação, desenvolvimento de estratégias de negócio e geração de emprego e renda a partir de iniciativas individuais. "Levando em conta que são milhões de brasileiros enfrentando o desafio de ganhar a vida por conta própria, pode-se ter idéia do relevante papel das microfinanças", salienta.

Carlos Alberto destaca ainda uma importante mudança de percepção ocorrida no País em relação às microfinanças. "No Brasil, até bem pouco tempo, ao se falar de microfinanças, reduzia-se o tema a um só produto, a uma operação de crédito de pequena monta, o chamado microcrédito. Hoje, há uma concepção que aponta para uma política social."

Essa tendência, de acordo com o diretor do Sebrae, é reforçada pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionada em dezembro do ano passado. "A nova lei, que torna obrigatório aos bancos informar quanto aplicam no segmento de micronegócios, além de incentivar a formalização e a entrada dos grandes bancos no segmento de microfinanças, vai consolidar uma visão de mercado para a oferta desses produtos e serviços, aumentando a abrangência e o impacto econômico", conclui.

O consultor do Sebrae Nacional Eli Moreno, que também fará palestra no evento, explica que o seminário é realizado a cada ano em diferentes estados. Trata-se, segundo ele, de um evento de divulgação de modelos de atuação de instituições de microfinanças. "A idéia é que os participantes comecem a entender como se pode estimular a implantação e a operação de sistemas alternativos de crédito", explica. | Sebrae no Rio Grande do Sul - (51) 3216-5182 e (51) 3216-5123 | Atendimento ao Cliente do Sebrae no Rio Grande do Sul - (51) 3216-5006 | Por: ASN/RS

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira