Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2010 - 12:35

Apesar da projeção mostrar queda, inflação deve fechar acima de 4,5%

Pela segunda semana consecutiva houve redução na previsão de inflação para o ano. Assim, a estimativa que era de 5,64% caiu para 5,61%, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Centra no dia 14 de junho (segunda-feira).

Para o professor de finanças de FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Fabio Gallo Garcia, apesar das quedas na projeção, a inflação em 2010 deverá ficar acima do centro da meta estipulada pelo governo, que é 4,5%.

“Embora a atividade industrial tenha apresentado desaceleração no segundo trimestre, com a retirada dos benefícios tributários, como redução de IPI dos automóveis e linha branca, o aquecimento da economia no início do ano, estimulada por forte demanda, demorou a ser combatida, o que provocou algum descontrole dos preços. Os recentes aumentos da taxa básica de juros já vêm surtindo efeito no controle da inflação e na redução do ritmo da economia. A inflação deverá fechar dentro da meta, que é entre 2,5% a 6,5% ao ano, mas dificilmente terminará o ano abaixo do centro da meta, que é de 4,5%.”

Para o consumidor, Gallo destaca que haverá alta nos preços e, com o aumento da taxa básica de juros, as taxas em todas as outras linhas de crédito vão subir. “Se para o tomador de empréstimos, cresce o custo das as operações, para o poupador a vantagem é a maior rentabilidade em suas aplicações.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira