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13/06/2007 - 10:01

Branding: a força da marca


Para o consumidor, marca é como uma gaveta, um acúmulo de experiências em relação a determinado produto, serviço ou empresa. Para o negócio, quando devidamente gerenciada, marca é o acúmulo de valor. Na maior parte dos mercados a competição é ferrenha. Muitas vezes, a necessidade de obter melhores resultados impõe à empresa uma dose de sacrifício desproporcional, pesada, arriscada e até desnecessária. Por outro lado, quando a marca está a serviço do negócio, é possível ganhar valor onde realmente interessa: na mente do consumidor, e ocupar espaço onde cabem poucos: no coração das pessoas.

Circule por meia-hora num supermercado e experimente a disputa entre 30 mil produtos pela atenção do consumidor. Tudo é cada vez mais parecido, existem muitas opções e há pouco tempo para decidir. Nesse contexto, a marca é a maneira de estar no lugar certo e na hora certa. E o branding é o caminho a se percorrer, como uma trajetória sem um ponto de chegada. Uma marca nunca está definitivamente pronta, pois as pessoas nunca estarão absolutamente realizadas.

Marcas estão ao nosso redor e têm influência sobre nossas vidas. Marcas definem quem somos e como queremos ser. Todas contêm uma promessa, a grande idéia e as expectativas que residem na mente de cada pessoa sobre um produto, serviço ou empresa. Pessoas se apaixonam por marcas - confiam nelas, desenvolvem forte lealdade, compram e acreditam em sua superioridade. Conclusão: marca é a força transformadora que faz de mais um, o único.

A importância dos ativos tangíveis vêm aumentando. E dentre os intangíveis – patentes, formulações, direitos autorais, contratos, sistemas de informação e produção, capital humano e tecnologia, entre outros – o valor da marca vem crescendo mais ainda.

O branding exige esforço, parceiros qualificados e o envolvimento dos profissionais de gestão do negócio na gestão da marca. Apenas com visão global, explorando de modo multidisciplinar as diferentes ferramentas em cada ponto de contato, é possível concretizar soluções completas, verdadeiramente capazes de gerar experiências plenas, promover a diferenciação e agregar valor. Mas sempre orientando as melhores decisões e maximizando o retorno dos investimentos.

A marca cria diferenciação através da preferência e lealdade do consumidor. Uma marca é capaz de mudar o mundo. Mas nem todo mundo é capaz de construir uma grande marca. Já no branding, somam-se estratégia e criatividade, idéia e foco, faço e aconteço. Vale a velha máxima: o todo é maior que a soma das partes.

. Por: Fernando Sganga é diretor de estratégia do GAD’ Branding&Design, maior consultoria de branding e design do Brasil.

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