Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2010 - 08:50

Conhecendo o país da Copa

É grande a expectativa por uma estreia vitoriosa do Brasil, hoje, na Copa do Mundo da África do Sul. Aliás, a primeira nação africana a sediar o principal evento futebolístico do planeta.

Este é um ano significativo para os sul-africanos. Eles comemoram duas décadas da libertação de Nelson Mandela, líder na luta contra o apartheid. Por sinal, estando no Brasil em 1998, ele recebeu do ParlaMundi da LBV a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica.

Apesar do fim do regime de segregação racial, pode-se perceber, ainda nos dias atuais, acentuada desigualdade social no país. Quarenta por cento da população sobrevive com dois dólares/dia. Mas as coisas, embora lentamente, estão melhorando. Uma classe média negra (mais de 2,5 milhões de pessoas) começa a influenciar a economia local. Dos 49,5 milhões de habitantes, 2% são de origem indiana, 9% de brancos, outros 9% de mestiços, e a maioria esmagadora, 80%, de negros. Povo de diversas etnias — são 11 idiomas oficiais —, a mais conhecida é a zulu, cuja língua é a mais falada. Para não haver dificuldades de comunicação entre os grupos étnicos, o inglês, usado pela quase totalidade dos cidadãos, surge como mediador.

Em pleno século 21, nas regiões mais pobres, a falta de emprego, de saneamento básico e de condições dignas de saúde é uma realidade. Os sul-africanos possuem o trágico título de nação com o maior número de infectados pelo vírus HIV: perto de 6 milhões de pessoas. Enfrentam, ainda, doenças endêmicas, a exemplo da malária e da tuberculose. A violência é outro grave problema. Não obstante os números apontarem diminuição dos assassinatos (37 para cada 100 mil habitantes), as estatísticas de estupro assustam: um entre cinco homens admite tê-lo praticado, índice encontrado em áreas de conflito.

Sabemos que a solução dos problemas sociais passa antes pelo fortalecimento da Educação. E a África do Sul percebeu isso. Atualmente, destina para a área, de acordo com dados oficiais, 6,6% do PIB.

Johannesburgo é a maior cidade da África do Sul e a quarta do continente africano. Segundo as Nações Unidas, é a mais desigual do planeta, já que pouca distância separa a abastança da miséria. Nela, o distrito de Soweto, onde muitos negros e mestiços foram deslocados durante o apartheid, abriga o Soccer City, estádio construído praticamente na entrada do bairro. É lá, após ter sua capacidade ampliada, que ocorrem, entre outros, os jogos de abertura e encerramento da Copa do Mundo. Nesse estádio, Nelson Mandela proferiu seu primeiro discurso após ser libertado, em 1990. A ele nossa solidariedade pelo trágico falecimento de sua bisneta Zenani, de apenas 13 anos.

Jogar no Soccer City a última partida da Copa significa, para qualquer seleção, ter chegado à final. E todos esperamos ver o Brasil vencedor.

A África do Sul merece um belo futuro. A alegria do seu povo, a mistura de etnias e o forte desejo de se libertar do passado opressor dão aos sul-africanos os ingredientes do sucesso. Como a esfericidade da bola, que eles possam, em uníssono, construir um novo país, em que brancos, negros e mestiços vivam com deveres e direitos iguais!

Seleção da solidariedade - Aqui no Brasil, craques do futebol nacional e do exterior e que foram convocados para a Copa do Mundo 2010 participam de uma grande ação solidária promovida pela Legião da Boa Vontade. Trata-se da Campanha África do Sul 2010 — Fiz um gol pela infância brasileira! Visa mobilizar a todos na ajuda às crianças em situação de vulnerabilidade social. Aqueles que colaborarem receberão uma camisa com as assinaturas de renomados esportistas, entre eles: Robinho, Julio César, Doni, Juan, Luisão, Maicon, Gilberto Silva, Júlio Baptista, Josué, Nilmar e Elano. A iniciativa também homenageia ícones do futebol brasileiro como Pelé, Zagallo, Zico, Marcos e Cafu, que sempre apoiaram a LBV. Faça sua doação e garanta a camisa acessando o site [www.euajudoamudar.org].

. Por: José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor | [email protected] | www.boavontade.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira