Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2010 - 09:21

Turista estrangeiro descobre belo horizonte pelo celular

Informações, mapas e dicas turísticas da cidade poderão ser acessados gratuitamente nos aeroportos, graças a tecnologia desenvolvida pela Embratur.

Ao desembarcar em Belo Horizonte o turista estrangeiro poderá obter, a partir do dia 12 de junho, informações turísticas sobre a cidade pelo celular. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), desenvolveu um aplicativo que permite rápido acesso a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais, atrações ao ar livre, lazer e compras. Além disso, o guia disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, onde o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos.

“O uso das novas tecnologias é um aliado importante para melhorarmos os serviços prestados aos turistas, com rapidez e qualidade de informação. Além disso, contribui para quebrar velhos paradigmas sobre o Brasil e reforçar a imagem do País moderno que somos”, afirma o Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

A ferramenta poderá ser acessada gratuitamente pela rede sem fio disponibilizada pela Infraero nos principais aeroportos brasileiros. Além de Belo Horizonte, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro Brasília, Salvador, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Recife, Florianópolis Cuiabá, Natal e Curitiba também serão contempladas.

Entre os pontos turísticos de Belo Horizonte, estão os estádios Mineirão e Mineirinho, o Mercado Central, Memorial da Imigração Japonesa, Jardim Botânico, as igrejas de São Francisco de Assis, São João, Lourdes e da Boa Viagem, as feiras de Flores e Plantas Naturais e de Artesanato da Avenida Afonso Pena.

O turista também poderá localizar, por meio da ferramenta, o Zoológico, praças Sete, Raul Soares e do Papa, além dos parques, Guanabara, Municipal e Mangabeiras e Lagoa da Pampulha. Para quem preferir, também estarão disponíveis informações sobre os palácios das Artes e da Liberdade, além dos museus como Abílio Barreto, Giramundo, e de Arte da Pampulha.

Além de apresentar aos visitantes a diversidade cultural e natural dos destinos brasileiros e reforçar a imagem do País como um destino moderno, o objetivo é facilitar a estada do estrangeiro no Brasil, desde a chegada ao aeroporto, e ampliar a visibilidade do Brasil como destino turístico global. O visitante internacional também poderá baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu país, via página WAP direto em seu celular pelo endereço [www.embratur.gov.br/mobile] ou pelo seu computador pelo endereço [www.braziltour.com/mobile].

“A nova ferramenta proporciona ao turista internacional, de forma ágil e prática, as principais informações sobre a cidade visitada, assim que ele desembarca. E é ainda mais uma opção para o estrangeiro conhecer nossos destinos no seu país de origem, para decidir sobre sua próxima viagem”, afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Serão instalados totens informativos nas salas de desembarques internacionais dos aeroportos - nos idiomas inglês e espanhol - para auxiliar os estrangeiros sobre como instalar e utilizar a ferramenta. Para modelos iPhone, o aplicativo deverá ser acessado pela Apple Store, já os celulares com tecnologia JAVA poderão baixar as informações via página WAP. A tecnologia está disponível em português, inglês e espanhol e, além de todas as informações sobre o destino, o turista estrangeiro também terá disponível um guia de conversação para auxiliá-lo na comunicação em português. “Esse guia de conversação é um grande diferencial desse aplicativo, já que o auxilia a interagir com os brasileiros com mais facilidade”, afirma Jeanine Pires.

Brasil digital - A Embratur investe em novas tecnologias para otimizar a divulgação do Brasil para os turistas estrangeiros. Além da nova tecnologia para celulares, o Instituto lançou em março de 2010, em parceria com o Google, uma ferramenta inédita para a promoção do turismo.

O canal do Brasil no YouTube estreou mundialmente a convergência de duas tecnologias em um mesmo canal: a exibição de vídeos e a navegação no Google Maps. O brand channel do Brasil no YouTube, pode ser no endereço www.youtube.com/visitbrasil, com mais de 100 vídeos de destinos turísticos brasileiros, depoimentos de celebridades e turistas que visitaram o País, com legendas em mais de 70 idiomas.

A Embratur utiliza ainda outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade online, relacionamento via web e participação em redes sociais como Facebook, Twitter, FourSquare e Flickr.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira