Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2010 - 11:36

Com crescimento de 30,5% a Hyundai é só alegria


Definitivamente, a década atual parece ser mesmo da marca Hyundai. As vendas da montadora coreana cresceram globalmente, nos cinco primeiros meses do ano, comparado com mesmo período de 2009, 30,5%. Foram comercializadas, de janeiro a maio deste ano, 1.450.270 unidades, contra 1.111.008 no mesmo período no ano passado. Em maio, as vendas globais da marca cresceram 19%, se comparado com o mesmo mês de 2009.

No Brasil, a montadora, também, teve bons motivos para comemorar. Pela primeira vez na história, ela assumiu a 5ª posição no ranking dos maiores fabricantes, posição que pertencia à Renault. É bem verdade que a sua subida de posição deveu-se muito mais a elevada queda das vendas da concorrente (35,1% em automóveis e 3,4% em comerciais leves) em maio, do que seu desempenho.

Na verdade, as vendas de automóveis da Hyundai em maio, se comparado com o mês anterior, caiu 15,7%, mas ela foi contrabalanceada pela discreta queda nas vendas de comerciais leves, de 4,3%. Mas, o que conta mesmo é que a marca assumiu uma posição privilegiada no mercado nacional e pelo que tudo indica irá brigar, nos próximos anos, por melhores posições. A continuar assim, não será nenhuma surpresa se a Hyundai, nos próximos dois anos, estiver entre as quatro maiores montadoras do país.

Com relação às vendas domésticas no varejo, maio não foi nada bom, já que contabilizou queda de 9,6%. Entre as quatro grandes, a Ford foi a que mais caiu (29,7% em automóveis e 17,7% em comerciais leves) e a que menor queda apresentou foi da Volkswagen, atual líder do mercado brasileiro (queda de 3,6% em automóveis e crescimento de 8,5% em comerciais leves).

Podemos dizer que o destaque do mês de maio ficou por conta das vendas de comerciais leves, cujo volume licenciado foi de 48.857 contra 48.992 do mês anterior. Já as vendas de automóveis, se analisadas isoladamente, declinaram 12,5% em relação ao mês anterior (181.988 versus 207.959 de abril). Está o consumidor brasileiro adotando, de vez, os comerciais leves ou é só um soluço?

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas” | Site: www.evaldocosta.com | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira