Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2010 - 07:58

Vila do Aço chega a Brasília durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades

Apresentada pela primeira vez durante a ExpoAço 2010, evento promovido em abril pelo Instituto Aço Brasil (IABr), a Vila do Aço será montada na capital federal durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, de 19 a 23 de junho ( sábado a quarta-feira). O espaço de 1.600 m² foi criado pelo IABr para apresentar em tamanho real a aplicação do aço em opções arquitetônicas, como casas, prédios, equipamentos urbanos, sistema drywall, engradamento metálico, esquadrias, coberturas e passarelas.

A minicidade permite que o visitante visualize de quais maneiras o aço pode ser aproveitado em projetos urbanos. Durante a ExpoAço, o presidente Lula comentou em seu discurso que a utilização do aço na construção é uma boa alternativa para a população de baixa renda em conjuntos habitacionais, como aqueles construídos no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião, Lula disse também que seria preciso expor casas de aço no Brasil e mostrar alternativas. “Espero ver a Vila do Aço por todo País”, completou Lula durante o evento.

O Ministério das Cidades, criado em 2003, foi resposta a antiga reivindicação dos movimentos sociais pela reforma urbana. Nele está integrado o Conselho das Cidades - ConCidades, órgão cuja finalidade é estudar e propor as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. A pauta da 4ª Conferência das Cidades - cujo tema é “Cidade para todos e todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” - está centrada nessas políticas setoriais com foco na habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial urbano. Dessa forma, o ambiente é propício para apresentar a Vila do Aço às entidades civis e aos movimentos sociais em defesa do direito à habitação e acesso a melhores serviços públicos.

O aço pode ajudar a transformar as cidades, ampliando as possibilidades de acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. Os sistemas construtivos em aço são opções não só para indústrias, galpões e edifícios comerciais, mas também para projetos residenciais. A evolução tecnológica do material revela sua versatilidade em atender também às mais diversas necessidades desses projetos, com velocidade, flexibilidade e durabilidade.

Entre os destaques expostos na Vila do Aço estão edifícios residenciais com perfis estruturais em aço e alternativas para construção de casas que muito contribuem para redução do prazo total da execução da obra. Uma passarela com estrutura de aço, que proporciona travessias com vãos livres, demonstra como podem ser eliminados pilares no canteiro central das vias. São apresentadas ainda fachadas em aço inox, modulares e fáceis de instalar, além do sistema drywall para construção de paredes divisórias e forros.

A sustentabilidade também é umas das questões tratadas na Vila do Aço. As práticas sustentáveis são visíveis nas estações de descarte coletivo e nas obras arquitetônicas. Além de possibilitar uma construção limpa e do aço ser um material 100% reciclável, as construções com utilização do aço apresentam ótimo custo-benefício, permitindo rapidez em todo o processo de montagem.

.[4ª Conferência Nacional das Cidades, de 19 a 23 de junho (sábado a quarta-feira) - Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira