Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2010 - 08:51

Seminário Internacional discute Infraestrutura para Copa e Olimpíadas

Especialistas de várias áreas apresentam no RJ experiências de sucesso, planos já existentes e modelos de financiamento.

Rio de Janeiro– O setor de infraestrutura brasileiro vive um boom sem precedentes: PAC 2, Pré-sal, novas matrizes energéticas, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Todos estes projetos são grandiosos e indispensáveis, mas, sem sombra de dúvida, os que trazem a reboque a maior carga de ansiedade são os do campo esportivo, por razões obvias: a agenda está posta e não há como alargar os prazos. As oportunidades de investimento são muitas e variadas, isto é certo. Mas igualmente grande são os desafios.

Viabilizar econômica e operacionalmente estes programas é o principal objetivo do Seminário Internacional “Infraestrutura Brasil: Projetos de Infraestrutura e Oportunidades de Financiamento no Setor Esportivo”. O evento, que ocorre de 22 a 24 de junho no Hotel Sheraton, irá reunir governo, financiadores, empresários, reguladores, assessores e especialistas das mais diversas áreas. Serão abordados temas como planejamento, revitalização urbana, transportes, portos e aeroportos, reforma de estádios, formas de financiamento, dentre outros. Porque não adianta pensar em bola rolando sem ter como hospedar o público e levar o torcedor às arenas.

Para a advogada Ana Karina Esteves de Souza, especializada em infraestrutura e sócia do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, “o Brasil dispõe de recursos e capacidade técnica para a implantação dos projetos. Mas é necessário integrar a cadeia, planejar ostensivamente os projetos e montar sólidas estruturas de financiamento que dêem garantia as partes.” Ana entende as Parcerias Público Privadas (PPPs) como uma ótima alternativa de financiamento para grandes projetos. “Nesta modalidade, o Estado pode contribuir, em parceria com o investidor privado, com o desenvolvimento e/ou operação do projeto, tornando-o assim economicamente viável. Este modelo é usado em muitos países com sucesso”, afirma.

Ela dividirá o painel sobre PPPs com outro sócio do escritório e especialista em infraestrutura, José Virgílio Lopes Enei, que chama atenção para a importância da sinergia administrativa dos atores envolvidos nos processos. “Estes procedimentos, especialmente no que dizem respeito à obtenção e liberação de recursos, demandam tempo. Então é preciso que especialmente a esfera pública esteja devidamente alinhada para que as decisões sejam tomadas de maneira ágil”, sinaliza.

Outros representantes do Machado Meyer serão seu sócio-fundador Antonio Correa Meyer e o sócio responsável pelo escritório do Rio de Janeiro, Paulo Rogerio Brandão Couto, que farão a abertura do seminário e integrarão mesas do evento. O painel sobre meio ambiente também contará com a contribuição do Machado Meyer: a advogada Roberta Leonhardt, sócia especialista em direito ambiental, irá discutir os desafios e oportunidades da realização de jogos sustentáveis e ecologicamente corretos no Brasil.

.[ Seminário Internacional Infraestrutura Brasil: Projetos de Infraestrutura e Oportunidades de Financiamento no Setor Esportivo, de de 22 a 24 de junho de 2010, das 8h30 as 18h, no Sheraton Rio Hotel & Resort, Av. Niemeyer, 121 – Leblon, Rio de Janeiro. A programação completa: http://www.infocastinc.com/downloads_pdf/rioinfra_agenda-port.pdf].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira