Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2010 - 09:25

O inverno já começou! Que tal uma viagem de trem?


Passeio de trem pela Serra do Mar

Aproveite a estação mais aconchegante do ano para curtir a Serra do Mar paranaense

O inverno chegou e a queda brusca da temperatura já é perceptível nas principais capitais brasileiras. Para os apreciadores da estação mais fria do ano, nada melhor do que programar uma viagem aconchegante para curtir o friozinho em destinos com belas paisagens, em espaços acolhedores.

Em Curitiba (PR), a charmosa capital paranaense, os ares europeus tomam conta da cidade. Durante a temporada, o destino torna-se um dos mais procurados por milhares de turistas. Além dos pontos mais famosos da cidade como o Jardim Botânico ou o Bosque Alemão, a cidade é também o ponto de partida para um dos passeios turísticos mais surpreendentes do Paraná. É de lá que o trem da Serra Verde Express parte rumo ao litoral do Estado, em um roteiro pela Serra do Mar.

Jardim Botânico e Bosque Alemão

No passeio, o primeiro grande atrativo é a ponte São João, onde os turistas atravessam 55 metros de trilhos suspensos com uma paisagem inesquecível. Logo em seguida, o trem passa pelo Viaduto do Carvalho, um contorno sobre uma montanha onde o turista ganha a melhor visão da Serra do Mar e a sensação de estar sobrevoando o paraíso.

Vista da Serra do Mar

Seguindo o roteiro, a vista se abre para o melhor da Mata Atlântica do Paraná, que preserva umas das partes mais intocadas da mata em todo o País. É possível observar melhor também o Parque Estadual do Marumbi, que guarda as montanhas mais altas do Estado.

O desembarque acontece na pequena cidade de Morretes, uma das mais belas e antigas do litoral que tem como marco o rio Nhundiaquara, que atravessa a região e ainda permite aos corajosos a prática de esportes como canoagem, bóia-cross e pescaria. A parada é ótima oportunidade para aproveitar a variedade do artesanato local e levar alguns souvenirs de recordação, como os artigos produzidos com banana, fruta típica da região.

Canoagem no Rio Nhundiaquara

Morretes também é o lugar ideal para saborear o barreado, prato típico. De herança cabocla, ele é preparado com carnes menos nobres, toucinho e temperos em panelas de barro. O segredo da receita está no preparo, que dever ser feito por 12 horas de cozimento em panela vedada para impedir a perda de vapor. Para completar, o ideal é servir o prato com uma banana e farinha de mandioca.

.[ Grupo Serra Verde Express: Roteiro: Curitiba/Morretes - 3 horas de duração (ida), de segunda-feira a sábado e Curitiba / Paranaguá - 5 horas de duração (ida), apenas aos domingos. Saídas diárias: 8h15. [ www.serraverdeexpress.com.br | www.bwtviagens.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira