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22/06/2010 - 09:51

"Liderança em TI requer confidência e paixão", diz especialista norte-americana

“Liderar com confidência e paixão é essencial para ser um bom líder e contribuir para o resultado final da empresa”. Éssa é a opinião da especialista norte-americana Julie Morh, que esteve no Brasil em 10 e 11 de junho (quinta e sexta-feira), durante a Conferência & Expo Internacional 2010 do HDI Brasil.

Entre outras atividades, Julie ministrou uma palestra a respeito de questões que levam a uma liderança de alta performance em Centros de Suporte, Service Desk e Centrais de Atendimento, e um workshop sobre como melhorar a retenção de funcionários nesses perfis de operação.

Entre uma atividade e outra na conferência, Julie concedeu á equipe do HDI Brasil uma entrevista sobre questões relacionadas à liderança.

.HDI Brasil: A concepção de liderança ganhou grande importância nos últimos anos no mercado brasileiro. Como você vê esse fator dentro das empresas? As empresas compreendem a importância do fator liderança para o resultado dos negócios? . Julie Morh: O trabalho em equipe, formação de equipe e projetos de equipe permitem um nível de colaboração que não conseguimos quando se trabalha isoladamente. A inteligência coletiva, inovação e visão são mais poderosos e mais representativos que conhecimentos e visões individuais. Colaboração quebra barreiras culturais e políticas para a execução de tarefas. E é um método muito poderoso de mudança dentro das empresas. Entretanto, o modo como isso será feito é também muito importante. Você não pode simplesmente juntar um grupo de pessoas e lhes fornecer uma tarefa para ser feita em conjunto. Dinâmicas de grupo são complicadas e deve haver um líder forte no grupo disposto a trabalhar visando consenso e não forçar resultados baseando-se em preferências pessoais.

.HDI Brasil: Como você pode balancear os princípios culturais e universais de melhores práticas de liderança? O que você acha dos líderes brasileiros? . Julie Morh: A cultura ocupa um papel importante na questão de liderança. É muito importante para um líder entender o que motiva os indivíduos, incluindo preferências pessoais, virtudes, pontos fracos e influências do histórico da vida e da comunidade em que a pessoa vive. Se você não leva em consideração a cultura do ambiente e das pessoas que lá trabalham, as tentativas de mudança provavelmente fracassarão. Um líder de equipe, seja no Brasil ou em qualquer outro país deve estar disposto a entender diferenças culturais e desenvolver um modo efetivo de trabalho dentro dessas características. Eu vejo a cultura como uma oportunidade incrível para trazer diversidade e entendimento para dentro do ambiente de trabalho. Se isso é visto de forma negativa pelo líder de equipe, visto como uma barreira, então isso será uma barreira. Sucesso vem de acreditar que tudo é possível.

.HDI Brasil: O que você acha da performance dos líderes de equipe em Service Desk? . Julie Morh: Líderes de equipe representam um papel essencial na performance do Service Desk. Primeiro, e o mais importante, eles são exemplos, que mostram as características e a ética necessárias no ambiente. Segundo porque são os agentes das mudanças, trabalhando e sendo o mentor dos indivíduos envolvidos no ambiente de trabalho. Ser um mentor é uma importante parte na criação, adoção e sustentação do desejo de mudança de performance. Terceiro, eles proveem feedbacks valiosos para os analistas, como um observador. É importante que um líder de equipe seja capaz de fazer essas três coisas.

.HDI Brasil: O que você pretendia com o workshop durante a conferência do HDI Brasil? . Julie Morh: Eu vejo liderança como um elemento crítico no sucesso da organização e queria compartilhar com os profissionais presentes no workshop como liderar com confidência e paixão. Meu workshop tinha o intuito de trazer isso e muito mais. Espero que as pessoas presentes tenham se sentido inspiradas para melhorar e se tornarem líderes mais fortes e mais eficientes.

.HDI Brasil: O que você achou da conferência do HDI Brasil 2010? . Julie Morh: Já palestrei em diversos países do mundo, incluindo Austrália, Japão, Dubai, diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Posso dizer que fora do território norte-americano foi o evento mais profissional, mais bonito e mais animado que já fui em toda a minha carreira.

HDI Brasil - Com clientes como IBM, HP, Tivit e Sonda Prockwork, o HDI Brasil é uma referência ao mercado de serviços de suporte na área de TI, com publicações de conteúdos relevantes sobre a indústria, além de possuir a única pesquisa focada no mercado de Service Desk brasileiro e o maior evento para este público da América Latina. | Felipe Coelho [www.hdibrasil.com.br].

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