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22/06/2010 - 10:00

MicroStrategy reúne representantes das principais seguradoras em São Paulo

Competitiva” realizado em 17 de junho, em São Paulo, teve como keynote speaker Steve McClaine, Vice-presidente Mundial da MicroStrategy.

A MicroStrategy, líder mundial no fornecimento de software de business intelligence (BI), com o objetivo de mostrar como as aplicações de BI são eficazes e contribuem para uma melhor performance de empresas do segmento de seguros, realizou em 17 de junho, em São Paulo, o Fórum “Aplicação de Business Intelligence e Inteligência Mercadológica no Segmento de Seguros para Obtenção de Vantagem Competitiva”.

Participaram do evento representantes das principais empresas deste mercado, como por exemplo, Marítima Seguros,Tokio Marine, Allianz, Alfa Seguradora, Liberty, Aliança do Brasil, Unimed Seguros, SulAmérica, Ace Seguradora e Mongeral. Além dos palestrantes Francisco Galiza, Sócio Principal da Rating de Seguros, e Alfredo Passos, Sócio-Diretor da Knowledge Management Company, o fórum teve como Keynote Speaker Steve McClaine, Vice-presidente Mundial da MicroStrategy para a vertical Seguros.

Após a abertura do evento com Flavio Bolieiro, vice-presidente para a América Latina da MicroStrategy, Francisco Galiza falou sobre o cenário atual do mercado de seguros e suas perspectivas. O palestrante mostrou um panorama dos principais fatores econômicos que impactam as áreas de seguros, previdência e capitalização e as diversas perspectivas possíveis, em seus diferentes aspectos (produtos, canais de distribuição, segmentos de classes, entre outros). “De acordo com 52% dos presidentes das principais seguradoras entrevistados em nossa última pesquisa, realizada em dezembro de 2009, a crise econômica afetou pouco o mercado de seguros. Também na opinião de 85% das pessoas que foram ouvidas, após esse período o cenário econômico do setor encontra-se bastante fortalecido”, explica Galiza.

Em seguida Steve McClaine falou sobre as mudanças nas expectativas do consumidor de seguros e sobre o fato das seguradoras estarem aprendendo gradativamente que precisam avançar em relação às proposições de valores tradicionais e caminhar em direção às estratégias com foco centrado no consumidor. “Um dos grandes desafios das empresas de seguros está no fato de que anteriormente os principais ganhos eram com investimentos. Diante do declínio desses ganhos, o mercado percebeu que é preciso obter maior rentabilidade com os seus produtos. Para isso, as seguradoras necessitam migrar de um foco interno para um foco mais externo, ou seja, voltandando-se para a otimização do relacionamento com o cliente e a experiência do consumidor, com ofertas baseadas em valor agregado e rentabilidade, e implementação da estratégia ‘Next Best Action’ ”, ressalta McClaine.

O executivo também salientou os principais objetivos que orientam o atual mercado de seguros, incluindo maior rentabilidade, crescimento orgânico e maior retenção dos segurados e como as tecnologias de BI podem ser utilizadas com eficiência no mercado seguros. Uma solução de Business Intelligence efetiva é essencial para geração de receita. É possível, por exemplo, identificar quais são os clientes mais rentáveis, onde eles estão localizados, como e por que eles adquiriram determinada cobertura, qual o seu perfil, como obter mais destes clientes, e como retê-los.

“As soluções de BI da MicroStrategy suportam mais de 100 Companhias de Seguros, em 17 Países. Sete das dez maiores companhias globais do segmento utilizam a nossa plataforma. Entre as vantagens estão escalabilidade de dados e usuários, recursos self-service de BI, performance analítica, uma única arquitetura e capacidade de integração, além do fato de ser uma plataforma madura para suportar necessidades atuais e futuras da empresa. Funcionalmente, a plataforma da MicroStrategy garante uma visão de negócios totalmente orientada ao cliente e eficiência gerencial por toda a corporação”, enfatiza McClaine.

Já Alfredo Passos, mostrou como o BI complementa as metodologias e técnicas de Inteligência Mercadológica, contribuindo para que as empresas se antecipem aos movimentos mercadológicos, sustentem uma posição de vantagem competitiva, mitigando riscos associados ao processo de tomada de decisão. “O BI estrutura o ciclo de inteligência competitiva e apóia cada uma das suas fases, sendo útil no desenvolvimento e operacionalização das mesmas. Norteia como a empresa vai olhar para a frente e a obtenção de conhecimento externo para compreensão de cenários. A solução traz sustentação e diferencial competitivo, graças às características que atendem especificamente as necessidades de cada cliente. O BI está inserido desde o planejamento, verificando as necessidades de inteligência e informação na empresa, coleta das informações necessárias, até a análise e obtenção de valor agregado”, finaliza Passos.

Perfil- Fundada em 1989, a MicroStrategy Inc é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, dashboards, análises e monitoramento da performance corporativa, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. [www.microstrategy.com].

MicroStrategy e MicroStrategy Business Intelligence são marcas registradas da MicroStrategy Incorporated nos Estados Unidos e em diversos países. Outros nomes de produtos e companhias mencionados aqui podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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