Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2010 - 10:54

Transporte por fretamento gera 30 mil empregos diretos e 60 mil indiretos

Somados os empregos diretos e indiretos, o setor de fretamento movimenta 90 mil postos de trabalho no Estado de São Paulo. Seu diferencial está, principalmente, nos investimentos de aprimoramento profissional e na qualificação da mão-de-obra oferecida.

O setor de transporte de passageiros por fretamento emprega atualmente no Estado de São Paulo 30 mil profissionais e ainda gera 60 mil postos de trabalhos indiretos na cadeia produtiva. “Ao todo são 90 mil empregos relacionados à nossa categoria, informa Regina Rocha, diretora executiva da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo. As dificuldades encontradas pelo setor em 2009, no entanto, causaram uma redução de 10% na abertura de novas vagas.

Segundo ela, “o número de empregos diretos e indiretos que são formados, na cadeia que o serviço proporciona para outros segmentos econômicos: como o automotivo, os de insumos e combustíveis e outros, comprova que o fretamento é um mercado que favorece outras atividades”.

Além da contratação em regime CLT, as empresas de transporte de passageiros por fretamento ainda disponibilizam vários benefícios aos seus colaboradores, como auxílio-refeição; PPR- Programa de Participação nos Resultados; convênios médicos; cestas-básicas, comissão de viagens; e ainda diversos treinamentos de aprimoramento profissional. As vantagens do emprego no setor podem ser medidas em relação ao público para qual o serviço é prestado, bem como as horas trabalhadas pelos motoristas. “Mesmo ganhando, algumas vezes, um pouco menos do que em outros segmentos, os motoristas preferem o fretamento devido ao público atendido, os riscos de segurança ser menores e as jornadas de trabalho serem mais leves e flexíveis”, explica a diretora da FRESP.

O segmento de fretamento é boa oportunidade para os profissionais que buscam qualificação profissional, pois dada a especialização exigida pelos contratantes do setor, é preciso investir em treinamentos da mão-de-obra e capacitar motoristas e outros profissionais no atendimento, transporte, responsabilidade e destreza para a comodidade dos passageiros atendidos. “Normalmente o usuário de nosso serviço é um público diferenciado que exige qualidade e eficiência em nossas ações”, informa Regina. Atualmente, 52% das companhias com mais de 100 colaboradores oferecem transporte por fretamento, conforme levantamento da consultoria Deloitte Touche Tohmatsu, sobre administração de Recursos Humanos. Também é o meio de transporte preferido por grupos em excursões de turismo.

Os cuidados com a mão-de-obra especializada fazem parte do dia-a-dia das transportadoras do serviço de fretamento, que dispõem de infraestrutura própria, oficina de manutenção, borracharia, funilaria, lubrificação, abastecimento e lavagem de veículos, setores de atendimento ao consumidor e plantão 24 horas com equipe técnica e frota reserva. “Temos muita responsabilidade com o transporte dos passageiros e nosso quadro de profissionais tem que refletir essa preocupação”, informa Regina Rocha.| twitter.com/@linkportal

FRESP (www.fresp.org.br) - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo.

Entidade sindical de grau superior, a FRESP foi criada em 1994, com o objetivo de agrupar, representar, coordenar, proteger e estimular o aprimoramento das atividades de transporte de passageiros por fretamento.

A FRESP congrega 7 sindicatos regionais, que por sua vez têm 380 empresas associadas. São eles: SETFRET - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Sorocaba e Região; SINFRECAR - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região; SINFREPASS - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Ribeirão Preto; SINFRESAN - Sindicato das Empresas de Passageiros por Fretamento de Santos; SINFRET - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo; SINFREVALE - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento da Região do Vale do Paraíba e TRANSFRETUR - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros e Turismo de São Paulo.

No Estado de São Paulo existem 15 mil veículos de fretamento e. gera 30 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. O setor movimentou em 2009 cerca de R$ 2,82 bilhões. No Brasil 4.900 empresas de fretamento são cadastradas junto à ANTT para viagens interestaduais e internacionais. | Clarice Pereira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira