Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2010 - 11:49

Teatro Oficina leva Carronaval para Salvador

O time de atuadores do Teatro Oficina chega a Salvador, entre os dias 25 e 28 de junho, para lançar uma nova proposta, a da Arte para Multidões. Para isso, monta no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina, seu Teatro de Estádio do projeto Dionisíacas em Viagem, que vai percorrer 7 estados brasileiros, apresentando 4 espetáculos do repertório da companhia, para públicos que variam de 2 mil a 25 mil pessoas. Para todos serão feitas sessões especiais gratuitas (ou com ingressos adquiridos através de doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível) dos espetáculos Taniko, Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!, Bacantes e O Banquete, todas as peças com direção de José Celso Martinez Correa e transmissão ao vivo via internet pelo site www.teatroficina.com.br.

Com o apoio do Ministério da Cultura e a manutenção da companhia Oficina pela Petrobras, a meta é atingir cerca de 100 mil pessoas pelo Brasil, passando por Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Manaus, extraordinariamente não será instalado o Teatro de Estádio, mas sim ocupada a Arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com capacidade para 25 mil pessoas, que receberá a encenação do Rito de Adoração do Teatro: Bacantes, de Eurípides.

O primeiro espetáculo a ser apresentado na capital baiana, dia 25 de junho (sexta feira, 20h), é Taniko, o Rito do Mar, baseado em peça de Zeami (1363 a 1443), dramaturgo e dançarino japonês criador do Teatro Nô. Numa recriação de Luis Antonio e José Celso Martinez Correa, esse rito foi transformado na primeira viagem dos imigrantes japoneses ao Brasil. Agora o rito é um musical nô bossa nova tranzênicu.

Dia 26 (sábado, 18h) é a vez de Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, segunda parte da maxi série teatral sobre a vida e obra de Cacilda Becker, aqui em início de carreira, interpretada por Anna Guilhermina. Escrita e dirigida por José Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, trata-se da mais recente obra da companhia, produzida no final de 2009.

Dia 27 (domingo, 18h), Bacantes, espetáculo que volta a Salvador, depois de 14 anos da primeira encenação, no Museu de Arte Moderna (MAM), reconstitui o ritual de origem do teatro em 25 cantos e cinco episódios. Com música composta por Zé Celso, a última tragédia grega conhecida, Bakxai (406 a.C.) de Eurípides, é encenada como ópera de Carnaval, para cantar o nascimento, morte e renascimento de Dionysios, Deus do Teatro.

No encerramento, dia 29 (segunda feira, 20h), todos se reúnem para comemorar as Dionisíacas, vencidas por Agatão, em O Banquete, criado e recriado por Sócrates, Platão e Zé Celso, numa Ode ao Amor, que traz para a cena entidades míticas como Zeus, Hera, Eros, a deusa Embriaguez, Pênia, Jesus e Fidel Castro.

Via Internet- Durante as Dionisíacas em Viagem, a companhia registrará todos os movimentos do carronaval pelos Teatros de Estádio num diário de bordo, com depoimentos dos integrantes e imagens publicadas e atualizadas no site. Está prevista uma rádio e com ambos espera-se alcançar a marca de 1,5 mil internautas conectados em cada transmissão, também realizada com acesso gratuito.

Perfil- As uzynas uzonas são um novo conceito de oficinas, transformadas em vivências artísticas. Em Salvador, durante cinco dias de apresentação, os 57 atletas atuadores que fazem o Teatro de Estádio vão intercambiar experiências, conhecimentos e sabedorias com os artistas de cada cidade, nas dez áreas que fazem parte do jogo: direção e atuação, música, sonoplastia, iluminação, vídeo, arquitetura cênica e direção de arte, direção de cena, transmissão on line e produção.| www.teatroficina.com.br

.Taniko: 25 de junho, 20h. Duração: 1h40, sem intervalo || .Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!: 26 de junho, 18h. Duração: 6 horas, com um intervalo || . Bacantes: 27 de junho, 18h.- Duração: 6 horas, com dois intervalos. || . O Banquete, 28 de junho, 18h. - Duração: 3h45, sem intervalo, Teatro de estádio: Campus de Ondina – UFBA (Av Ademar de Barros, s/n, Ondina). Capacidade 2.000 lugares. Acesso para cadeirantes . Ingresso gratuito com a sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira