Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2010 - 11:49

SuperUber cria projeto da reabertura do Museu TAM

Mesa multitoques, mapeamento de projeção e domo projetado são algumas das inovações .

A TAM Linhas Aéreas, maior companhia aérea brasileira, reabriu no dia 13 de junho (domingo), o Museu TAM, em São Carlos, interior de São Paulo. Os visitantes vão encontrar, em meio a uma coleção de mais de 70 aeronaves raras, um pouco da história da aviação brasileira e da vida do Comandante Rolim: um dos fundadores da empresa e responsável pelo seu sucesso. Para mostrar a ligação entre essas duas histórias, a produtora SuperUber - que une arte, design e tecnologia – desenvolveu o projeto multimídia e cenográfico para o espaço TAM e o espaço Rolim.

O espaço Rolim é a alma do Museu, exibindo conteúdo sobre a trajetória do comandante Rolim, desde sua paixão por aviões na infância até a consolidação da TAM como uma das principais linhas aéreas mundiais, contando as histórias singulares de um dos principais personagens da aviação brasileira. A história é contada com ideias criativas que unem design e tecnologia. Uma instalação mostra um modelo de avião igual ao usado no primeiro voo de Rolim coberto por vídeo e animação:

– Fizemos um mapeamento de projeção e criamos animações que brincam com a volumetria do avião, e também mostram imagens em movimento do Comandante; o avião se torna, ao mesmo tempo, personagem e narrador da história – explica Liana Brazil, diretora da SuperUber.

O empreendedorismo do Comandante Rolim está presente em todo o conteúdo. Telas de vídeo mostram imagens do início de sua carreira e as origens do sonho de Rolim em criar o Museu TAM. Telas de toque permitem que os visitantes escolham depoimentos dos filhos Maria Claudia e Mauricio, do irmão João Amaro e da esposa Noemy Amaro sobre diferentes assuntos. Algumas frases de Rolim, que expressam lições de vida e sua experiência, também ganham vida em uma tela interativa.

Os amigos, a família, os parceiros e os clientes formam uma rede que poderá ser conhecida em uma mesa multitoques interativa. Cada uma das pessoas é representada por um ícone visual e estão todas interligadas como numa constelação, tendo Rolim ao centro. O visitante pode tocar as imagens, jogá-las de um lado para o outro, rodar as fotos com o nome dos personagens. Ao tocá-las, a imagens se expandem e mostram pequenos verbetes.

O domo projetado é o local de destaque do espaço TAM. Ali, em assentos confortáveis, o visitante é envolvido por uma grande projeção imersiva em forma de domo. As imagens são narradas e têm uma edição especial em alta resolução, exibida por projetores de alta performance, revelando rotas da empresa, conteúdo institucional e outras informações sobre a história de como a TAM se tornou a maior companhia aérea brasileira. As costas dos assentos servem também como painéis expositivos, onde o visitante encontra maquetes de aviões da TAM.

– No domo projetado, o visitante assiste a um resumo da história da TAM olhando para o céu. É o primeiro domo projetado permanente do Brasil. Sete canais de som criam um ambiente com surround sound – conta Marcelo Pontes, diretor da SuperUber.

SuperUber - A produtora SuperUber une tecnologia à criatividade e ao seu estilo único de design para desenvolver projetos multimídia e instalações que buscam interação, comunicação e informação. Tendo à frente Liana Brazil, designer com mestrado em multimídia na New York University; Russ Rive, engenheiro eletrônico, com quatro patentes na área de tecnologia nos Estados Unidos, e Marcelo Pontes, arquiteto e cenógrafo, a produtora realiza direção de arte e de tecnologia, cenografia, design interativo, vídeo, animação, software e eletrônica para instalações, festivais e exposições, nas áreas de cultura, educação, entretenimento e propaganda. Entre os principais projetos estão: a instalação “Beco das Palavras”, no Museu da Língua Portuguesa (SP); o projeto cenográfico e multimídia para o festival Claro Cine, no Jockey (RJ); projeções interativas para o Tim Festival 07; o projeto multimídia para a loja-conceito da Nike (SP); e o jogo “Super Pong”, que integrou a exposição “Peléstation” em Berlim, durante a Copa do Mundo de 2006. A SuperUber participa também de exposições e eventos nos principais centros culturais do Brasil (CCBB, Paço Imperial, Instituto Tomie Ohtake, dentre outros), além de trabalhos nos EUA, Índia e Europa (Spring Dance na Holanda e Cognizance na Índia, entre outros). Em agosto de 2009, a SuperUber realizou a “Pixel Park: Super Uber Arte e Tecnologia”, sua primeira exposição individual. Entre seus últimos trabalhos está a criação e desenvolvimento da cenografia e do projeto multimídia do Vale Open Air, maior evento de cinema a céu aberto do Brasil realizado no Rio em dezembro de 2009. [ www.superuber.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira