Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2010 - 11:49

O Invisível é real

Uma aproximação da obra de Walter De Maria.

A Fundação Eva Klabin encerra no dia 22 de junho (terça-feira), a programação do primeiro semestre do ciclo de discussões de pesquisas universitárias “Plataforma de Pesquisa”. O encontro tem a presença da doutora em História da Arte e consultora do projeto, Gloria Ferreira, para falar sobre seu trabalho intitulado “O Invisível é real – sobre a obra de Walter de Maria”. O ciclo de palestras mensais consiste em trazer para a FEK artistas plásticos e críticos atuantes no circuito das artes para apresentar suas teses já defendidas com uma linguagem acessível para o grande público.

Como se aproximar do universo de um artista e revelar seus processos de elaboração? Como integrar e como se separar dos juízos recorrentes sobre seu trabalho? Diversos caminhos foram percorridos buscando o sentido das obras de Walter de Maria, como a experiência da Land Art, a relação entre a música, as artes visuais e a linguagem. Seu silêncio programático e sua afirmação da realidade do invisível revelaram-se centrais em sua poética. Enquanto acontecimentos, a rede de significações de suas obras instauram a experiência como uma singularidade e a arte como “agente de ligação” entre o homem e o mundo.

De acordo com o coordenador do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors “a iniciativa pretende tirar as teses de dentro da academia para serem apresentadas de forma mais compreensível para o público. A excelência da produção de pensamento que tem sido gerada nas universidades brasileiras fica limitada a um círculo restrito de pessoas quando não são publicadas”.

Perfil- Glória Ferreira é Doutora em História da Arte pela Sorbonne. Professora colaboradora da EBA/UFRJ, crítica e curadora. Entre suas curadorias recentes destacam-se Anos 70 – Arte como questão, 2007. Entre suas publicações, co-organizou as coletâneas Clement Greenberg e o debate crítico, 1997, e Escritos de artistas 1960/1970, 2006. Organizou a coletânea Critica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas, 2006, e Arte contemporáneo brasileño: documentos y críticas/Contemporary Brazilian Art: Documents and Critical Texts, 2009. Dirige a coleção Arte +, publicada pela Jorge Zahar Editor.

.[ Plataforma de pesquisa: Fundação Eva Klabin, Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. Dia 22 de junho, terça-feira, às 17h30. Entrada Gratuita. Capacidade: 80 lugares. Para garantir seu lugar, reservas com antecedência nos telefones (21) 3202-8554 / 3202-8550 e 8236-1825 ou pelo email: [email protected] | Site: www.evaklabin.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira