Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2010 - 11:49

Sherwin-Williams mergulha arquitetos e decoradores no universo das cores

Palestra reúne 120 profissionais em torno de temas como a história da cor na arquitetura, a cor como elemento decorativo e como elemento na formação do espaço e de valorização da arquitetura.

Campinas– Dentro de seu programa de relacionamento com arquitetos e decoradores, a Sherwin-Williams, uma das empresas líderes no segmento de tintas no Brasil, promoveu durante a Campinas Decor 2010, o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo, a palestra “A Cor na Arquitetura”. Ministrada pelo arquiteto e professor da USP João Carlos de Oliveira César, a palestra ajudou arquitetos e decoradores a mergulharem no universo das cores, desvendando sua influência na história da arquitetura e suas diversas aplicações, seja na decoração ou na sua percepção na arquitetura.

“A palestra agregou novos conhecimentos, já que o professor João Carlos abordou técnicas de aplicação das tintas e nos forneceu ferramentas adequadas para nos auxiliar na especificação de cores dos projetos”, observa o arquiteto Lourenço Dantas Jr. “O tema da palestra foi muito bem escolhido e trouxe um acréscimo de conhecimento, sem dúvidas”, completou Aldomar Caprini, outro arquiteto presente no evento.

Em sua apresentação, João Carlos lembrou que as cores podem mudar completamente um projeto arquitetônico e, por isso, devem ser pensadas desde sua concepção. “Antes de mais nada é preciso ter claro que a cor não é apenas um elemento decorativo, mas é um elemento que compõe o espaço, que faz toda diferença na percepção do espaço”, pontuou. “A cor pode valorizar vários elementos arquitetônicos e construtivos e gerar efeitos que criem uma percepção visual diferente”, complementou.

O professor lembrou ainda que a percepção cromática na arquitetura deve levar em conta o entorno, ou seja, como o projeto se relaciona com o que está a sua volta, o que chama de percepção de dinâmica. “Mas devem ser considerados também o imaginário, isto é, tudo que envolve aspectos simbólicos e psicológicos, bem como a valorização dos elementos construtivos, dos planos e todos os demais elementos que constituem o projeto. A cor não deve ser apenas a maquiagem de um projeto. É preciso lembrar que, dependendo do ambiente, a cor pode incomodar olho, isto é, não respeitar a ergonomia visual. A cor é um elemento fundamental na reação humana no ambiente”, disse.

Perfil- João Carlos de Oliveira César possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (2003) com foco no estudo da cor na arquitetura. Atualmente é professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: cor na arquitetura, projeto de arquitetura, arquitetura de interiores e percepção cromática.?É membro do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Membro do Study Group on Environmental Color Design da International Colour Association, tendo inclusive apresentado trabalhos no AIC Ínterim Meeting de Estocolmo em 2008 e no 11th. Congress AIC 2009 em Sydney, Austrália. Participação em curso da Scandinavian Colour School AB, sobre o NCS System.

Perfil- A Sherwin-Williams está presente no Brasil há mais de 60 anos com o objetivo de trazer ao mercado as melhores opções em revestimento e proteção com tintas para as mais diversas finalidades. A empresa atua tanto no segmento imobiliário, quanto industrial e automotivo, sempre com produtos reconhecidos por sua durabilidade, qualidade e inovação. Entre suas principais marcas estão Metalatex, Novacor, Kem Tone, Aquacryl, Sumaré, Euronavy e Colorgin, amplamente reconhecidas por formadores de opinião e consumidores.

Reconhecidamente uma das empresas do setor que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, a Sherwin-Williams é responsável por diversos produtos que tornaram-se referências de mercado, como o primeiro esmalte a base d’água e o primeiro spray aerosol que utiliza como base a água.

A empresa está localizada no Estado de São Paulo, onde possui escritório e fábrica no município de Taboão da Serra, no segmento imobiliário. Também fazem parte do grupo a unidade de tintas industriais e aerosol em Sumaré, a divisão Lazzuril, voltada para a indústria automotiva e instalada em São Bernardo do Campo; e a divisão Pulverlack, que comercializa tinta em pó.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira