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22/06/2010 - 11:56

Arval investe para ser líder no Brasil em leasing operacional

São Paulo - A Arval, empresa do Grupo BNP Paribas especializada em gestão de frotas leves no segmento corporativo, vai investir R$ 145 milhões neste ano no país e outros R$ 800 milhões até 2013 para ser a líder no Brasil em seu segmento, atingindo uma frota de 15 mil veículos.

Segundo o presidente da Arval, Roberto Maia da Fonseca, "a empresa tem hoje maturidade e conta com uma plataforma própria e independente de informações e serviços (Corporate Vehicle Observatory - CVO) que objetiva analisar o mercado e suas tendências, além de fornecer dados aos clientes, de forma a otimizar suas frotas e reduzir custos".

Com esse intuito, a Arval apresentou os resultados de uma pesquisa anual de seu fórum multidisciplinar CVO, realizada no 1º trimestre de 2010 em 14 países, entre os quais o Brasil, através de 4.200 entrevistas telefônicas com gestores de frotas de empresas que contam com veículos leves corporativos.

O levantamento realizado pelo CVO com o apoio da Arval, neste ano, apresentou informações úteis não apenas para gestores de frotas, mas também para usuários, fabricantes de veículos e de autopeças, além de administradores públicos.

Fonseca destaca que a crise econômica, mais profunda na Europa, traz lições que podem ser úteis para aumentar a competitividade no Brasil, onde, em 70% das empresas pesquisadas, a turbulência não implicou mudanças, enquanto na Europa, em especial nas empresas de grande porte, houve reconfiguração das frotas.

O impacto das medidas governamentais de incentivo à venda de veículos, como a redução de IPI, por exemplo, foi positivo, mas não pode ser contabilizado como único fator de sucesso no aumento da frota. O mercado reagiu muito positivamente, mas melhor no Brasil do que na Europa, onde a crise foi mais profunda. Além disso, pesou o fato de o empresário brasileiro ser mais ágil nas decisões de promover mudanças, dada sua longa experiência com décadas de hiperinflação.

De acordo com o levantamento da Arval, a maioria das empresas opta por determinado modelo e marca de veículo em função de custos diretos e indiretos, tais como os que costumam ser menos roubados, têm a melhor rede de manutenção e autopeças, por exemplo. No Brasil, existe um interesse crescente por veículos menos poluentes - notadamente os flex - bicombustíveis -, mas os veículos elétricos ainda são considerados uma realidade distante.

Atualmente no Brasil, 49% dos veículos de frotas são frutos de leasing financeiro; 42%, de compra à vista; 6% de Crédito Direto ao Consumidor e 2% de leasing operacional/locação, o que indica o grande potencial do mercado nacional.| PR Newswire

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