Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2010 - 08:23

Anglo American comemora Dia do Caminhoneiro com ações de conscientização e prevenção

Em parceria com o Instituto Cultural Barong, Companhia promove atividades contra DSTs/AIDS.

A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política mundial de responsabilidade social. Por isso, em parceria com o Instituto Cultural Barong e a Secretaria de Saúde de Niquelândia, a Companhia realizará para o Dia do Caminhoneiro, comemorado nacionalmente em 30 de junho, uma série de atividades de conscientização e prevenção à DST/Aids. Neste ano, destinadas aos caminhoneiros e comunidade local, as ações serão promovidas em Niquelândia, município do norte goiano onde a companhia possui operação de níquel.

“Contra a Aids vale tudo e o Grupo Anglo American tem um longo histórico nesta luta. Somos uma das poucas Companhias a ter uma política de enfrentamento à Aids, e uma de nossas diretrizes é estender este benefício não apenas aos empregados, mas também aos seus familiares e comunidades onde atuamos. Para isso, procuramos sempre levar informações para a população. Isso ajuda a diminuir a vulnerabilidade das pessoas à infecção e o preconceito em relação à doença”, destaca Silvia Almeida, assistente de Responsabilidade Social da Anglo American e soropositiva desde 1994.

Para a população local, as atividades terão dois dias especiais – 28 e 29 de junho. Em uma tenda montada ao lado do banco Itaú, no centro de Niquelândia, voluntários do instituto Cultural Barong e Silvia Almeida distribuirão folhetos informativos e educativos, um gibi-cartilha especial desenvolvido pela Anglo American, preservativos masculinos e femininos e suas apresentações e difusões, além de esclarecer dúvidas sobre o tema e desmitificar o tabu existente em torno de DSTs/Aids. Também serão veiculados filmes temáticos em um telão instalado no local. Já no dia 30, as mesmas ações serão realizadas aos caminhoneiros que trafegarem pelo Trevo de Niquelândia, das 9h às 18h.

“O objetivo é fazer com que a informação seja levada de uma forma leve e objetiva. Existe uma dificuldade grande em alcançar esse público justamente pela própria falta de rotina causada pela profissão. São horas na estrada, muitas cidades diferentes, enfim, uma mobilidade muito grande”, explica Silvia.

O Instituto Cultural Barong tem uma história na qual a criatividade e a inovação são uma constante quando o intuito é atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, Hepatites, Gravidez Inesperada, Tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. Criado em 1996, com a característica de uma “Ong na Rua” foi pioneiro no conceito de “marketing social itinerante”, buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.

Utilizando uma unidade móvel na qual é inflada uma camisinha de 5m de altura, o Barong disponibiliza a sua equipe multidisciplinar – psicólogas, sexólogas, arte educadores e agentes de saúde - a toda população. Os profissionais do Barong realizam aconselhamentos, pronto-atendimento psicológico, encaminhamentos para os serviços de saúde e esclarecem dúvidas sobre saúde sexual e reprodutiva; sempre com delicadeza e bom humor.

Desde a sua fundação é apoiado e reconhecido pela Coordenação Nacional de Aids, Programa Estadual de Aids de São Paulo e Coordenação Municipal de Aids. Em 2002 a Instituição recebeu o Primeiro Lugar no Prêmio de Ações Sustentáveis em Hiv/Aids do Ministério da Saúde; em 2004, venceu o Prêmio Aids Responsabilidade Social Saúde Brasil e em 2005 também foi indicado a este mesmo prêmio. A Instituição é reconhecida também por sua capacidade de realizar campanhas educativas em espaços públicos, tendo pesquisas, estudos e trabalhos publicados sobre vulnerabilidade e comportamentos de risco em situações de lazer, férias e afins.| www.barong.org.br

Anglo American e Aids - A Companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção contra a Aids com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares. No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da contaminação e disseminação da doença.

Perfil- A Anglo American plc é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e capital aberto em Londres e Joanesburgo. Nosso portfólio abrange empresas de mineração de metais preciosos e minerais – é líder global em platina e diamantes; metais básicos – cobre e níquel; e outras commodities, como minério de ferro, carvão metalúrgico e carvão térmico. As operações de mineração da empresa e sua carteira de projetos estão localizadas no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte e Ásia.

No Brasil, com operações instaladas desde 1973, a Anglo American possui plantas de níquel em Niquelândia e está investindo US$ 1,8 bilhão no Projeto Barro Alto, para ampliar sua produção de níquel - a partir de 2011, a nova planta tem expectativa de produzir 36 mil t/ano de níquel ao longo de 26 anos de operação. Em 2008, o Grupo também passou a investiu em minério de ferro no país, por meio da aquisição dos Sistemas Minas-Rio e Amapá da MMX Mineração e Metálicos – projeto que terá a capacidade prevista de produzir 33 milhões de t/ano de minério de ferro a partir de 2012. A Anglo American possui também operações de produtos fosfatados em Catalão/Ouvidor (GO) e Cubatão (SP) e nióbio em Catalão/Ouvidor (GO).

A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira