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23/06/2010 - 09:00

Livro discute e dá dicas sobre desenvolvimento de produtos

"Desenvolvimento de produtos sem enrolação", lançada pela equipe do site Empreendemia, é um guia simples e prático para tirar ideias do papel .

Ser um guia simples e prático parar tirar as ideias empreendedoras do papel. Este é basicamente o objetivo do e-book “Desenvolvimento de produtos sem enrolação”, escrito pela equipe do site Empreendemia, rede social voltada a empresas no ar desde o final de 2009.

“A ideia deste livro é passar uma base de fundamentos que aprendemos com pouco mais de 1 ano de empresa. Não temos o objetivo de nos aprofundar muito em metodologias de gerenciamento de projetos ou passar receitas de como fazer um produto ser um sucesso”, afirma Millor Machado, um dos autores e sócio da Empreendemia, ao lado de Luiz Piovesana e Mauro Ribeiro.

Em vez de conter técnicas tradicionais de gestão de projetos e engenharia, o livro relata as experiências da equipe no desenvolvimento do produto e como aproveitar opiniões dos clientes e especialistas para a melhoria do projeto.

Vendido a R$ 15,00, através do link http://bit.ly/EbookEmpreendemia, o livro está dividido em cinco partes: Introdução, Crie algo útil, Simplifique seu produto, Conquiste credibilidade e Saia do lugar.

A introdução discute conceitos de inovação e como inovar e também como descobrir o que vender. Afinal, não adianta ter uma ideia brilhante mas não saber como colocá-la em prática. Sobre este ponto, aliás, os autores afirmam que não é necessário ter uma ideia revolucionária para criar uma empresa que dê certo. “Obviamente uma ideia revolucionária ajuda bastante, mas existem algumas características básicas de um produto que já são boas o suficiente para você sair do lugar e começar a vender”, diz Millor.

Fazer o cliente feliz. É isto o que um produto ou serviço deve fazer para alcançar o sucesso, basicamente. Entre os atributos que o cliente precisa enxergar estão credibilidade, utilidade e simplicidade. “Tenha esses 3 atributos no seu produto e nós garantimos que a ideia é boa. Porém, lembre-se que uma ideia boa não garante o sucesso de uma empresa”, afirma Millor.

Millor diz mais: “O maior desafio para uma empresa inovadora é criar algo útil e que as pessoas queiram pagar. Até chegar a esse modelo, a melhor coisa que se pode fazer é fazer diversos testes e colher o máximo possível de feedbacks”.

Em Crie algo útil, discute-se como desenvolver um produto baseado em design/prototipagem: é preciso entender o problema a ser resolvido, melhorar a comunicação dentro da equipe, estimular a criatividade e fazer a prototipagem. “Ter uma versão, apresentar essa versão, colher feedbacks e melhorar o projeto é a forma mais rápida e barata de desenvolver seu produto”, afirma Luiz Piovesana.

Um dos pontos mais ressaltados no livro é a interação com os possíveis usuários do produto. “Uma hora ou outra você precisará tirar ideias da cartola, mas diversas vezes as melhores ideias virão do contato com o cliente. Por isso sempre tenha um contato muito próximo com eles, mesmo que isso gaste tempo e exija paciência para ouvir algumas pérolas”, diz um trecho do e-book.

E como a coisa dá dinheiro? “Definir seu modelo de negócios é definir como o dinheiro entra - o que está sendo cobrado para que o cliente enxergue o benefício e queira pagar”, afirma Luiz. “Seja simples, específico e saiba como e quando irá receber seu dinheiro – com isso, seu modelo de negócios será bastante confiável”, conclui.

Simplicidade e credibilidade -“Se tem uma característica que valorizamos em um produto ou serviço é a simplicidade”, afirma Millor Machado, autor do capítulo sobre a importância da simplicidade.

Entre as dicas de como ser simples aos olhos do cliente estão resumir a comunicação a três argumentos, tornar o uso do produto o mais intuitivo possível e ter soluções simples para os possíveis problemas.

Neste capítulo, Mauro Ribeiro, programador e designer, apresenta conceitos básicos de usabilidade. A conclusão é: “Siga o padrão, siga seu padrão e seja simples. Não faça de seu produto mais um problema para complicar a vida do seu usuário. Facilite.”

Possuir credibilidade no mercado também é um quesito importante. Neste ponto, é importante ter algo para mostrar como um projeto interessante, um bom design ou conteúdo de qualidade. E saia do lugar! .

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