Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2010 - 09:10

Programa para executivos apresenta oportunidades de negócios na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016

Brasília – A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são oportunidades para o Brasil mostrar ao mundo que é um país com alta tecnologia em diversos setores, como o bancário, o petrolífero, o de etanol e o aeronáutico. De acordo com Lourdes Casanova, professora da escola internacional de negócios Insead e especialista em mercados internacionais com foco na América Latina, o Brasil precisa decidir que produtos vai promover nos torneios esportivos.

Segundo ela, esses eventos trazem ao país uma enorme quantidade de pessoas que podem conhecer os produtos brasileiros e divulgá-los em outros lugares do mundo. “Oportunidade, por exemplo, é fazer uma ‘Copa do Mundo Verde’, apresentando produtos ecológicos, como o etanol e os cosméticos produzidos pela Natura”, ilustra Lourdes.

Os potenciais de negócios e oportunidades trazidas pelos dois torneios internacionais serão apresentados em disciplina inédita durante a décima edição do Programa Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais. O conteúdo será apresentado pela professora Lourdes, doutora pela Universidade de Barcelona, que pesquisa as estratégias de empresas da Ásia, Europa e Estados Unidos para entrarem no mercado latino-americano e as respostas das empresas latino-americanas à competição global. O curso, que marca os dez anos de parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com a Insead, ocorrerá de 23 a 27 de agosto em Fontainebleau, na França.

Também são temas inéditos no programa as oportunidades na interação de empresas e clientes nas redes sociais – como Orkut, Twitter, Facebook e outras – e estratégias de sustentabilidade. A gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Tatiana Mello, explica que o tema da sustentabilidade deve estar ligado à inovação para trazer benefícios tanto a empresas quanto para a sociedade. “Não adianta inovar por inovar. É preciso inovar buscando a sustentabilidade econômica, ambiental e social”, afirma Tatiana.

Nessa temática, os gestores aprenderão a identificar oportunidades de investimentos em estratégias sustentáveis, como a diminuição de poluentes na confecção de produtos e redução de resíduos. “Os executivos poderão conferir ações ambientalmente corretas que podem trazer lucros para os negócios”, informa Tatiana.

Inscrições – Outros temas como o papel das multinacionais emergentes latino-americanas no cenário mundial e a visão européia do Brasil também são novidades dessa edição. Os interessados em participar podem se inscrever no site www.iel.org.br. Os materiais didáticos e as aulas serão traduzidos para o português.

Participaram de programas realizados pelo IEL e Insead 468 gestores empresariais. Paulo Rogério Ferreira, diretor executivo da Telsinc Informática, do ramo de Tecnologia da Informação e Comunicação, participou do curso no ano passado e aprovou a experiência. Para ele, o curso foi relevante tanto pelos conteúdos ministrados quanto pela troca de ideias com outros gestores empresariais. “Além disso, a carga horária do programa é muito atraente para profissionais com viagens freqüentes e agenda concorrida”, destaca.

Criada em 1957, a Insead é uma das mais conhecidas escolas de negócios do mundo, com três campi, na Ásia, no Oriente Médio e na Europa, e um centro de pesquisa em Israel. Possui mais de 145 professores, oriundos de 36 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira