Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2010 - 09:15

FGV-CENN abre inscrições para a competição internacional de produtos inovadores

Inscrições irão até 6 de agosto.

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) abre as inscrições para a Idea to Product® Latin America, competição que acontece nos dias 2,3 e 4 de setembro em São Paulo. Realizada anualmente na Universidade do Texas desde 2003, a competição mundial teve início na própria universidade em 2001 com abrangência local e, devido ao sucesso da disputa, atualmente conta com a participação de escolas da América Latina, América do Norte, Ásia, Europa, e Oceania.

Diferente das competições tradicionais de planos de negócios, no Idea to Product®, as equipes precisam apresentar um produto ou uma tecnologia inovadora e única. Dessa forma, na primeira fase da competição, os alunos devem elaborar o conceito do seu produto, explicar o motivo pelo qual ele é inovador e definir e descrever o seu público-alvo, provando sua aplicabilidade prática. Após esta etapa, eles são julgados por especialistas em tecnologia, representantes dos patrocinadores com fluência nas áreas específicas e investidores de venture capital.

A edição latina-americana da competição visa contar com a participação das mais importantes Escolas dos 33 países da região. O primeiro colocado ganhará passagens para participar da final global no Texas – onde concorrerá ao prêmio de US$ 10 mil dólares, além da consultoria do FGVcenn para a elaboração de um plano de negócios e orientação jurídica para contratos e patentes. As inscrições irão até o dia 6 de agosto e devem ser feitas pelo site (www.ideatoproductla.org) que, apesar de ter todo o conteúdo em inglês, permite que as apresentações e as respostas do formulário de inscrição sejam em inglês, português ou espanhol.

No ano passado, participaram 27 equipes. O time Nanoita, da UNESP e UEPG, ganhador da etapa latino-americana, foi o campeão mundial do Idea to Product. O aluno Thiago Sequinel apresentou uma tecnologia que permite transformar pisos, azulejos e louças em superfícies bactericidas.

“O produto que será originado desta idéia tem um grande mercado a ser explorado em hospitais e instalações de saúde. Desde os resultados das competições, o Nanoita já recebeu várias consultas de empresas produtoras de cerâmicas interessadas em agregar a tecnologia às suas linhas de produção”, revela o diretor da competição “Idea to Product Latin America”, pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas - SP (FGVcenn), Rene Jose Rodrigues Fernandes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira