Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2010 - 09:15

Estudo da IDC mostra que foram vendidos 2,9 milhões de computadores no primeiro trimestre de 2010

O número de desktops e notebooks comercializados nos primeiros meses deste ano foi quase 40% maior do que o registrado no mesmo período de 2009.

Somente no primeiro trimestre de 2010 foram vendidos 2,9 milhões de computadores. Esse número acaba de ser apresentado no estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC, líder em inteligência de mercado, consultoria e eventos nos mercados de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Ainda de acordo com a pesquisa, isso representa um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão é que até o final de 2010, o mercado de PCs atinja a marca 13,2 milhões de unidades vendidas, número que é 20% maior do que o registrado em 2009. O segmento de usuários domésticos seguirá aquecido, porém o destaque deverá ser para o segmento corporativo, que mostrou forte recuperação já no início do ano.

Do total de computadores comercializados no primeiro trimestre de 2010, 61% foram desktops e 39% foram notebooks. “Os lançamentos dos computadores chamados “Tudo em Um” trouxeram uma grande expectativa para o mercado de desktops”, declara Luciano Crippa, analista do mercado de PCs da IDC. Entretanto, o que mais chamou a atenção no estudo foi a superioridade na venda de notebooks para usuários domésticos. “Embora o número total de venda de desktops ainda seja maior, pela primeira vez na história o segmento de usuário doméstico de notebooks foi maior, registrando pouco mais de 50% das vendas de equipamentos para o segmento”.

O crescimento no número de computadores comercializados deve-se principalmente ao momento econômico do País. “Em 2009 as empresas investiram 21% a menos em computadores. Somente no primeiro trimestre deste ano, o segmento corporativo já vendeu 30% a mais quando comparado com o mesmo período do ano passado. Aliás, em 2010 esse setor já investiu mais do que em qualquer trimestre de 2009, completa Luciano Crippa.

Ainda de acordo com o analista da IDC, grande parte dos fabricantes de computadores espera ansiosamente a entrada do segmento de tablets no País. “Mundialmente esse mercado deve atrair muitos usuários a partir do segundo semestre de 2010, quando muitos lançamentos estão previstos, e isso deve aquecer ainda mais as vendas desta categoria de dispositivos. Até 2014, ano da Copa do Mundo no País, o mercado de PCs deverá crescer pelo menos dois dígitos no comparativo ano a ano, comprovando o grande momento do segmento de informática no Brasil. | twitter.com/idcbrasil

Perfil- A IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações. A companhia apóia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. Mais de mil analistas de mercado provêem conhecimentos e experiência locais, regionais e globais em tecnologia, oportunidades e tendências em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 45 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, companhia líder em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia. [ www.idcbrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira