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23/06/2010 - 09:48

Hora de organizar a empresa para a venda

Com o crescimento econômico e as expectativas favoráveis para o médio e longo prazos, as companhias brasileiras voltam a despertar a atenção dos investidores. Além do mercado de ações, as pequenas e médias empresas estão na mira de investidores e de fundos que buscam boas oportunidades. Receber o aporte de um investidor ou participar de um processo de fusão é também o objetivo de muitos empreendedores. No entanto, entre chamar a atenção de um possível investidor e efetivar uma transação, há um longo e importante caminho a percorrer.

Muito mais que o simples acesso aos recursos, receber investimentos ou ser adquirido por um grande grupo deve significar para a empresa a oportunidade de profissionalização. Em momentos como este, é preciso "arrumar a casa", ou seja, rever conceitos, processos, planejamento e toda a operação.

Podemos citar inúmeros exemplos de empresas que receberam aportes de fundos ou investidores e hoje são destaques em seus respectivos mercados. América Latina Logística (ALL), Anhanguera Educacional, Bematech, Diagnósticos da América S.A., Droga Raia, GOL Linhas Aéreas, Localiza, Natura, Odontoprev, Submarino e TOTVs são apenas alguns exemplos entre as grandes companhias brasileiras atualmente.

Em todos os casos, o novo sócio sempre busca empresas com potencial para alavancar o crescimento e geração de alta rentabilidade. Assim, a empresa que tem como objetivo obter investimentos, ou está em processo de fusão, buscando joint-venture, mudanças societárias ou até mesmo em venda total ou parcial está definitivamente diante da necessidade e da possibilidade de rever o andamento do seu negócio.

A fase de pré investimento é o momento em que o gestor tem a realidade da empresa em suas mãos (o "raio x'). Somente com osdados apurados, será possível planejar a estratégia para uma mudança saudável e de sucesso. A produção de um bom planejamento serve exatamente para identificar os problemas atuais e as oportunidades futuras.

Caso seja necessário, uma consultoria ou um gestor interino podem ajudar a estruturar a companhia para um momento como este. O planejamento é a peça central para a execução de mudanças estruturadas. Nesta etapa, é preciso rever e organizar aspectos internos, jurídicos, contábeis e de pessoal para a nova estruturação.

O grande desafio está no entendimento objetivo do negócio, como também na preparação da equipe para as mudanças de gestão. Uma boa preparação gera uma ambientação favorável às mudanças, ao invés de preocupar e trazer reflexos negativos aos novos empresários.

O procedimento é o mesmo para pequenas e médias empresas. A maior dificuldade, no entanto, esta em companhias familiares. Na maioria dos casos, o empreendedor traz enraizado o pensamento do fundador do negócio e tem dificuldade em aceitar mudanças. Também há questões como a "mistura" do caixa empresarial com o familiar, o que pode dificultar ou tornar o negócio inviável para o investidor. A profissionalização da gestão inclui todos estes pontos. É um momento positivo para mudanças e reestruturações, principalmente de gestões que não estavam dando certo.

Estimativas indicam que, somente este ano, os principais fundos já captaram mais de US$ 2,5 bilhões para investimentos em empresas com potencial de proporcionar alta rentabilidade. Mais cerca de US$ 1,2 bilhão estão em fase de captação. Até o final do ano, estima-se que o montante supere em 100% o valor registrado em 2009, de cerca de US$ 4,6 bilhões. Ou seja, os investidores estão com recursos e de olho em iniciativas inovadoras e potencial para crescimento. Cabe ao empreendedor arrumar a casa e buscar estes recursos.

. Por: Vincent Baron, diretor-executivo da Naxentia e Danilo Amaral é responsável pela assessoria financeira na Naxentia.

Perfil: Naxentia - Fundada em 2010, a Naxentia é uma unidade independente da Vallua Consultoria. A empresa é especializada em transições críticas, principalmente em reestruturação e turnaround. O foco da empresa é atender todas as necessidades das empresas relacionadas à crise, preparação para venda, desempenho estagnado, crescimento acelerado, profissionalização e sucessão.

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