Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2010 - 07:56

Sonda Software reforça sobre a importância de iniciar agora a preparação de dados para a entrega do CIAP

Mesmo com a prorrogação, empresa especializada em soluções e serviços para a área fiscal alerta as organizações sobre a necessidade de revisão dos dados para a adequação à nova obrigatoriedade.

São Paulo – A prorrogação da entrega de informações através do novo modelo eletrônico do CIAP (Controle do Crédito do ICMS do Ativo Permanente) ao Fisco, anunciado pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) e que passa a valer a partir de janeiro de 2011, não alivia as empresas quanto à preocupação de iniciarem agora a preparação de suas informações.

Segundo Eduardo Borba, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Sonda Software, braço de soluções fiscais da Sonda, maior empresa latino-americana de TI, o novo cenário de inclusão do CIAP no SPED Fiscal representa uma grande mudança para a gestão fiscal das empresas e impõe muitos desafios. “Além de deixar de ser uma obrigação complementar, que só estava sujeita à entrega a partir de intimações e fiscalizações estaduais, o CIAP deverá ser processado todos os meses, conforme o período de apuração”, resume Borba.

Para isso, as empresas precisam revisar seus processos e sua base de dados para que as informações solicitadas pelo Fisco estejam disponíveis para a geração correta dos arquivos magnéticos. “A principal ação não é sistêmica”, alerta o executivo. A principal demanda é colocar as informações em ordem.

De olho nessa necessidade, a Sonda Software desenvolveu uma conexão com os softwares de gestão, como os da SAP, para a apuração dos dados, além de ter realizado todas as alterações necessárias nos seus produtos que estão envolvidos com este novo processo. Na prática as soluções analisam e adaptam as informações do cliente ao Bloco G de maneira a torná-las aptas e aderentes às exigências da Receita Federal.

A aderência se completa pelo processo de validação das informações geradas antes do envio ao Fisco, utilizando-se de regras comuns somadas a outras específicas ou próprias de cada empresa, inclusive com o cruzamento de informações de uma ou mais obrigação acessória, tornando-se essencial para diminuir os riscos com as eventuais autuações “eletrônicas” geradas pela Receita Federal.

Outra iniciativa da Sonda Software é disponibilizar a prestação de serviço para a administração e envio dos dados mês a mês ao Fisco através de sua área de BPO (Business Process Outsourcing) Fiscal. “As principais vantagens que garantimos ao cliente é a economia e a segurança que seus dados fiscais estarão sendo compilados por profissionais especialistas em cargas tributárias e a entrega feita no prazo”, pontua Borba.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira