Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2010 - 08:16

Premiação reconhece campeões de produtividade do Oeste

Os cinco produtores rurais do Oeste do Paraná que mais se destacaram na safra 2009/2010 vão ser premiados, no dia 24 de junho (quinta-feira), às 16h, pela Cooperativa Lar, de Medianeira.

A premiação será durante o 12º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp), com apoio da Itaipu e do programa Cultivando Água Boa, Secretaria de Estado da Agricultura e Fundação Agrisus. A programação se estende até o dia 25 de junho (sexta-feira).

Os prêmios oferecidos pela Lar são promovidos anualmente e têm o objetivo de reconhecer os produtores que mais avançaram em produtividade, graças a adoção de novas tecnologias e técnicas de manejo que garantem melhores resultados no campo. Graças a esse tipo de iniciativa, a produtividade alcançada nas propriedades do Oeste paranaense praticamente triplicou em relação a 20 ou 30 anos atrás, com produtores que ultrapassam as 200 sacas de soja por alqueire, por exemplo.

“Os resultados de produtividade de hoje representam a consolidação de um trabalho de décadas e que faz história na Cooperativa Lar. Também nos dá referência para que possamos crescer ainda mais”, afirma o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

Além da entrega do prêmio da Lar, a cooperativa será homenageada pela Febrapdp, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da agropecuária na região.

O encontro tem como finalidade proporcionar atualização tecnológica para os agricultores, bem como discutir temas ligados à possibilidade de pagamentos por serviços ambientais como créditos de carbono (plantio direto como minimizador do efeito estufa), gestão e qualidade das águas, qualidade do sistema de plantio direto, fertilidade do plantio direto, biodiversidade, entre outros.

Da parte da Itaipu, participam o coordenador de Energias Renováveis Cícero Bley Júnior (que junto com Ivo Mello, da Febrapdp, apresenta uma proposta de plantio direto para o Brasil), pelo superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz (que fala sobre o plantio direto e a gestão integrada e sistêmica de territórios) e pela bióloga Simone Benassi (que apresenta indicadores biológicos para o controle da qualidade da água).

Técnica genuinamente paranaense (foi criada na década de 1970), o plantio direto consiste na utilização das palhas de uma cultura intermediária para proteção do solo. O solo nunca é exposto ou revolvido, o que evita as perdas com a erosão e a deposição de sedimentos e agrotóxicos nos corpos d’água. [ www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira