Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

O TAO da Guerra

Os fragmentos perdidos da dinastia Zhao.

As histórias sobre as mais antigas guerras aguçam a curiosidade de homens e mulheres, onde algumas de suas estratégias podem ser utilizadas no cotidiano para auxiliar na conquista de seus mais ousados objetivos, pois é fato que o saber transforma em essência tudo aquilo que a ingenuidade ignora.

Estas antigas histórias tornaram-se tesouros incomensuráveis e começam a ser resgatados do fundo da terra, revelando ao mundo a narrativa de uma das mais ricas e intrigantes civilizações da Antiguidade. Este é o caso dos pergaminhos encontrados do complexo sepulcral de Er-Hu, comandante supremo da nação Zhao.

Zhao foi um Estado chinês existente durante o Período dos Reinos Combatentes. Seu território incluía as atuais províncias da Mongolia Interior, Hebei, Shanxie Shaanxi. No início do Período dos Reinos Combatentes, o Estado de Zhao já era um dos mais fracos. Zhao ganhou força, contudo, durante o reinado do Rei Wulling de Zhao.

O Estado de Zhao adotou o uso de arqueiros a cavalo de seus vizinhos Xiongnu; eventualmente, a cavalaria tornar-se-ia parte significante do exército de Zhao. A guerra considerada cortês, de uma época praticada pelos filhos das famílias nobres que conduziam suas bigas velozes nos campos de batalha, desapareceu.

O livro O Tao da Guerra, lançado pela Editora Saraiva, traz uma visão dos métodos militares da dinastia Zhao e da maestria do general Er-Hu em analisar a guerra, transformando esse conhecimento em estratégias perfeitas e unificando os elementos que conduziram suas tropas a conquistar a vitória sobre inimigos excepcionais e seus exércitos. O enfoque desta obra exclusiva é desvendar a natureza da guerra sobre a disposição e articulação do pensamento estratégico.

A prática da guerra é, sem dúvida, um dos mais nobres legados que os antigos nos deixaram. O talento e a perspicácia de grandes generais chineses, como Sun Tzu, Sun Pin e Er-Hu, trazem ao mundo uma atmosfera única e singular que envolveu a China em um dos períodos mais conturbados da História.

O autor - General Er-Hu foi o comandante supremo das tropas da nação Zhao, que se destacou pelo fato de não buscar apenas enaltecer os príncipes e enriquecer o Estado com conquistas, mas por sua motivação por ideais pacificadores.

O organizador - Wagner Cunha é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cursou pós-graduação, como aluno especial, na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, na área de saúde mental. Ministra palestras, cursos e seminários em diversas áreas da psicologia.

O TAO da Guerra- Os fragmentos perdidos da dinastia Zhao | Er-Hu | Organização, prefácio e comentários: Wagner Cunha | Editora Saraiva, 1.ª edição, 2010, brochura, 224 páginas, R$ 39,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira