Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2010 - 09:20

Jovens aprendem no pré-vestibular o valor das relações sociais

Goreti é mais que uma zeladora, é a mãe que acolhe aqueles que estão longe de suas famílias biológicas.

Curitiba– Ansiedade, insegurança, medo, carência são alguns sentimentos vividos, diariamente, por quem deixa suas raízes em busca de um sonho. O Curso Positivo recepciona todo ano centenas de alunos de outras cidades do Paraná, e até de outros estados, que sofrem com o afastamento da família para se aproximar da vida universitária. Sem amigos de infância, sem o colo da mãe e sem a razão do pai, eles procuram algo a mais em Curitiba que dê sentido e faça valer à pena esse sacrifício. Maria Goreti de Campos torna-se, então, “o pedacinho da família, o refúgio na cidade grande”, diz a ex-aluna Mariana Arantes, natural de Santo Antônio da Platina / PR, no momento em que foi visitá-la e levar um buquê de flores do campo.

Zeladora há 17 anos no Curso Positivo, Goreti ganha, a cada ano, novos filhos. Adolescentes por quem ela zela, dá carinho e atenção, mas também põe para valer as leis se for preciso, com rigidez, como toda boa mãe age com seus filhos. E assim, constrói-se uma relação verdadeira entre essa enorme família. E se engana quem pensa que só os alunos precisam da Goreti. Ela assume que também sente falta deles e é movida por esse turbilhão emocional juvenil. “Eles me motivam a trabalhar”, declara Goreti que, recentemente, ficou afastada temporariamente do seu trabalho por motivos de saúde e não via a hora de retomar suas atividades.

Constantemente presenteada pelos alunos, Goreti se orgulha de ser tão bem quista pelos jovens e fica ainda mais feliz quando recebe ligações e visitas daqueles que já estão na universidade, aqui ou em outras cidades, mas que não se esquecem da zeladora. E não é por menos. Além dos chazinhos milagrosos, que curam todas as dores, inclusive as feridas do coração, Goreti dá conselhos e orientações sobre família, namoro, estudos e não deixa de confortar aqueles que não vencem a concorrência do vestibular. “Eu falo que não tem porque chorar, afinal, vestibular é como carnaval, tem todo ano”, conta a risonha Goreti.

Em todos os intervalos das aulas, o corredor que dá acesso à cozinha onde Goreti trabalha fica cheio de estudantes, em sua maioria meninas, que não sossegam enquanto não conseguem trocar uma palavra com a zeladora. Jovens que resumem esta mulher como psicóloga, rainha da homeopatia, segunda mãe e até o ânimo necessário para se empenhar nos estudos.

O professor Ivo Carraro, coordenador de atendimento ao aluno do Curso Positivo, explica que essa relação entre Goreti e os adolescentes se deve ao mundo inconsciente ou emocional. A casa é sinônimo de segurança, e sair deste ambiente é um desafio rumo ao desconhecido. Afastar-se de casa significa afastar-se da mãe e, por isso, a carência maternal é o que mais desestabiliza os jovens pré-vestibulandos. “Eles necessitam deslocar a ansiedade e a Goreti assume o papel da mãe”, afirma Carraro, ressaltando que a função de mãe é intransferível, mas o acolhimento da zeladora é essencial para que eles se sintam abrigados.

O suporte emocional dado por Goreti é essencial aos alunos na preparação para as provas. “Esta segurança passada aos estudantes auxilia-os na elevação da autoestima, promovendo a autoconfiança que, por sua vez, melhora o rendimento escolar”, explica Carraro. Talvez seja por isso o eterno carinho à zeladora, não só dos alunos, mas das mães destes jovens, que, divididas entre o ciúme e a gratidão, também são presenças constantes no Curso Positivo, sede Vicente Machado, onde Goreti trabalha. Elas vêm de longe só para conhecer e agradecer aquela que se faz fundamental dia a dia na vida de seus filhos.

Curso Positivo - Fundado em dezembro de 1972, em Curitiba, o Curso Positivo foi a primeira célula do Grupo Positivo. Hoje, possui duas sedes: a Sede Batel e a Sede Centro. No começo dos anos 70, preparar alunos para o vestibular de forma sistematizada e com material didático próprio, organizado e impresso profissionalmente era uma grande novidade no Paraná. A originalidade, a qualidade e a visão sistêmica do ensino continuam determinando o trabalho da equipe do Curso Positivo até hoje, uma vez que, para ingressar na universidade, o estudante necessita de uma preparação consistente e eficaz. O Curso Positivo registra, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Educação Superior do Brasil. O Grupo Positivo, do qual o Curso Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação e Tecnologia do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e atua no Brasil e Estados Unidos, além de países da Ásia, América do Sul, África e Europa. Curso Positivo na Internet: www.cursopositivo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira