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14/06/2007 - 09:42

O impacto da gestão de suprimentos nos negócios

Em grande parte das empresas, de qualquer segmento e porte, muitas atividades que acrescentam valor ao negócio são realizadas fora de sua linha de produção, ou seja, por áreas como suprimentos e mais responsáveis pela aquisição de produtos e serviços. Cada vez mais os profissionais das áreas de compras estão alinhados com o planejamento econômico e financeiro das companhias em que atuam. Há uma constatação no mercado de que o setor de compras e suprimentos tornou-se um mecanismo extremamente importante na engrenagem das corporações. Isso porque quem define o preço final dos produtos é o mercado e, no cenário atual, a melhor maneira de ganhar competitividade é comprando bem.

Para alcançar essa meta, é necessário pôr em prática a gestão de suprimentos. É preciso que o setor seja orientado a resultados. Dessa forma, decisões estratégicas tomadas sem o apoio de informações ou com base em dados inconsistentes resultam em medidas equivocadas e elevadas perdas financeiras, o que gera perda de competitividade.

Para conseguir comprar com a qualidade desejada, na quantidade certa, no momento certo, ao preço justo e com o fornecedor que presta o melhor serviço, as empresas devem implementar uma solução de compras de modo que todos os processos fiquem registrados em um único ambiente. Só assim é possível conseguir que sistemas de extração de relatórios gerenciais forneçam informações precisas para a elaboração de estratégias com foco e sucesso e, como conseqüência imediata, tragam mais resultado financeiro para a empresa.

Esses sistemas devem partir do pressuposto de permitir interação amigável com o usuário e rapidez na extração de dados, para agilizar as decisões. Dessa forma, o usuário consegue gerir a área de maneira 100% automática e gráfica, e ainda obtém uma visão objetiva e correta para a definição de ações assertivas e preventivas.

Exatamente por isso, o processo de seleção e qualificação de fornecedores, vistos hoje como parceiros do negócio, também não pode mais ser efetuado de forma simplista, baseado somente em cadastros. Um mercado mais competitivo exige um relacionamento cliente-fornecedor bem estruturado, já que a seleção, avaliação e qualificação desses profissionais tornaram-se um dos principais aspectos na construção da estratégia de negócios da organização.

O investimento de tempo e recursos nessa etapa é fundamental para que os passos seguintes sejam facilitados e corretos. Afinal, conhecer bem as potencialidades e as restrições de um fornecedor possibilita um processo de desenvolvimento e negociação bem mais orientado e evita que se estabeleçam contratos baseados na prática simplista da concorrência de preços.

Mas é importante ficar atento à “arrumação da casa” como um todo. Para dar certo, a área de suprimentos depende, e muito, da velocidade da empresa em implementar um sistema de e-procurement e ajustar seus processos de modo que as transações fiquem registradas e documentadas. Tudo fica ainda mais fácil, se a companhia estiver integrada ao conceito de Business Intelligence, de colaboração e interação da Web 2.0 no processo.

O processo que envolve a mudança de conceitos na atuação das áreas de compras de qualquer empresa necessita de apoio educacional, estabelecimento de políticas e procedimentos adequados aos novos tempos e, muitas vezes, de reestruturação dos departamentos de suprimentos ou materiais. É fundamental que sejam elaborados planos estratégicos de compras, de forma a orientar os profissionais da área para que desenvolvam suas atividades em consonância com os objetivos da organização em que atuam.

. Por: Luiz Gastão Ribeiro Bolonhez é vice-presidente comercial e de marketing do Mercado Eletrônico.

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