Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2010 - 08:46

Alcoa e United Shipbuilding Corporation, do setor naval russo, cooperam para ampliar uso do alumínio

Klaus Kleinfeld, chairman e presidente mundial da Alcoa e Roman Trotsenko, presidente da USC-United Shipbuilding Corporation, assinaram um memorando de entendimento para ampliar as oportunidades comerciais e o aumento da utilização do alumínio no setor de construção naval russo. O memorando foi assinado durante o Fórum Econômico Internacional de São Petesburgo, na Rússia.

As companhias definiram, em conversas preliminares, quais serão as áreas de cooperação, incluindo os aspectos técnicos e comerciais do crescimento do mercado russo. O alumínio é utilizado em aplicações navais desde 1890, graças a sua leveza, durabilidade e baixo custo. Essas características permitem que os navios sejam mais velozes, aumentem sua capacidade de carga e percorram trajetos mais longos.

"Estamos honrados com essa ampla possibilidade de cooperação mútua com a USC, responsável pelos principais ativos da construção naval russa e detentora de 65% dos produtos manufaturados para o segmento no país", afirmou Klaus Kleinfeld, durante o evento de assinatura do memorando.

"As novas e mais avançadas tecnologias estão tornando o alumínio cada vez mais presente em navios de todos os tamanhos e em todo o planeta", completou o executivo da Alcoa. "Estou absolutamente certo de que o potencial do uso do alumínio é muito elevado no setor de construção naval, em especial na Rússia".

Roman Trotsenko, presidente da USC, considera muito positivo o interesse de um importante parceiro como a Alcoa em projetos de modernização da construção naval russa. "Esperamos que nossos esforços conjuntos tragam resultados efetivos já em curto prazo".

A Alcoa atua na Rússia desde 1993. Em 2005 a Empresa adquiriu duas unidades de produção de alumínio, a Alcoa SMZ (antiga usina metalúrgica Samara) e a Alcoa Metallurg Rus (antiga usina metalúrgica Belaya Kalitva). A Alcoa modernizou essas instalações, investindo mais de US$ 750 milhões em melhorias. Agora as fábricas são modernas e atendem aos mercados russo e externo. A Companhia concluiu recentemente na Rússia uma nova linha de extremidades e abas para complementar sua capacidade de produção de folhas de alumínio para latas e suprir o crescente mercado de embalagens daquele país. Cerca de 5.500 pessoas trabalham nas unidades russas.

USC-United Shipbuilding Corporation - A USC é a maior detentora de ativos de construção naval, reforma de navios e engenharia da Rússia. O governo russo detém a totalidade do capital da empresa.

Perfil da Alcoa - Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna industria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e niquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira