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14/06/2007 - 09:43

Propagando Uma Nova Consciência Ambiental

Quando falamos em comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi no último dia 5, muitos afirmam que não há o que celebrar. Realmente, estamos longe do ideal no que se refere à consciência ambiental e ações propriamente ditas. Mas ganha-se mais enaltecendo boas práticas do que olhando apenas para o que de pior existe neste âmbito.

Uma das mudanças positivas dos últimos tempos é que as empresas finalmente perceberam a ligação entre a questão ambiental e a econômica. Assim que se constatou que a sustentabilidade dá lucro, que cuidar do meio ambiente garante o futuro das corporações, ganhou fôlego o engajamento corporativo.

E aí, o apelo de marketing, que falava em uma imagem positiva junto ao consumidor, recebeu força e representatividade.

Agências de propaganda têm como papel cuidar da imagem de seus clientes. Quer imagem melhor do que ser socialmente responsável? Do que ter uma atitude ambientalmente correta? De fora, vejo o dedo dos publicitários nas novas posturas das empresas e na forma como elas têm comunicado - com grande eficácia - suas ações em prol do meio ambiente e da redução dos impactos ambientais. Percebo, com grande simpatia, as próprias agências se engajando, oferecendo seus trabalhos a ONGs e amplificando suas causas.

Outro movimento interessante é o dos veículos de comunicação, neutralizando CO2, abrindo cada dia mais espaço em seus editoriais para discutir as questões ambientais, inaugurando seções, cadernos especiais, hotsites, promovendo debates e trazendo à tona assuntos importantes, assumindo inclusive um papel investigativo.

Todos esses canais (agências, anunciantes, veículos) sabem que, nos dias de hoje, o consumidor é mídia. Pela Internet, principalmente, ele espalha suas impressões a respeito das marcas com um enorme poder de fogo. E, cada dia mais, o consumidor se interessa pelas questões ambientais - não por assistencialismo, mas pensando em qualidade de vida e, por que não?, na sobrevivência.

Portanto, ter uma imagem ambientalmente responsável é um grande aliado na consolidação de uma marca. É um positivo e estimulante círculo-vicioso, onde todos ganham.

Neste mês de junho, quando se comemora o Meio Ambiente, espero que todas as pessoas, sejam anunciantes, publicitários, profissionais de marketing, ornalistas, os cidadãos e, principalmente, os que estão no poder público, assumam a sua cota de responsabilidade neste processo. O ser humano consciente e realmente preocupado com o meio ambiente dá passos gigantescos em direção a um mundo melhor.

. Por: Ricardo Tripoli é ambientalista, advogado e Deputado Federal / PSDB-SP. Hoje é Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Entre seus principais projetos na área, destacam-se a Política Estadual do Meio Ambiente, o Projeto São Paulo Pomar e o Código Estadual de Proteção aos Animais (Lei 11.977).

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