Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2010 - 10:07

Ministério de Minas e Energia define quantidade de energia de Angra 3 que poderá ser comercializada

Rio de Janeiro – Uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME), publicada no dia 24 de junho (quinta-feira),no Diário Oficial da União, determinou a garantia física da Usina Nuclear Angra 3, cuja obra foi retomada este ano no município fluminense de Angra dos Reis. Com a medida, a Eletronuclear poderá comercializar a energia gerada por Angra 3 até a potência média de 1.184 megawatts (MW), ou o equivalente à geração de 10,5 milhões de megawatts hora (MWh) por ano, explicou o gerente de Planejamento e Orçamento da empresa, Roberto Travassos. Segundo ele, essa energia é suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte juntas.

Apesar de a usina ter potência para gerar 1.405 MW, só poderá comercializar energia até o limite de 1.184 MW, por causa do consumo próprio da usina, as perdas de transmissão, o fator de desligamento forçado e as paradas programadas, de 25 dias durante o ano, para a recarga de combustível, fatores que diminuem a potência.

O Diário Oficial da União também publicou portaria do MME que fixa a tarifa de comercialização para a energia de Angra 3. O valor é de R$ 148,65 por MWh. Como a base de cálculo foi dezembro de 2009, o valor corrigido alcança cerca de R$ 153 por MWh.

“A energia vai ser comercializada na modalidade de energia de reserva e o contrato será na modalidade de quantidade de energia”. Travassos disse ainda que o início da comercialização da energia de Angra 3 está previsto para 2016. O início da operação comercial da usina está programado no cronograma de implantação para o dia 1º de dezembro de 2015.| Alana Gandra/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira